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O TRATAMENTO DO ERRO GRÁFICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA-MATERNA

File O TRATAMENTO DO ERRO GRÁFICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA-MATERNA Maria do Carmo Custódio de Melo Silveira
RESUMO DA AUTORA Neste trabalho analisamos a escrita de alunos, para então descrever os erros efetuados, estabelecer a sua natureza e procurar exlicações para o processamento que leva ao erro ou ao acerto, trazendo para a interpretação os princípios subjacentes às teorias que podem ser ditas construtivistas, embora os conceitos utilizados na análise sejam do campo das teorias fonética e fonológica. Assim, precisamos estabelecer as relações entre o sistema fonético fonológico da língua, considerado o dialeto local, com as regras do sistema ortográfico, tentando procurar entender como as informações dos dois sistemas são processadas pelos alunos no momento de efetuar a escrita. Foram sujeitos desse estudo 30 alunos com idade variada de 9 a 16 anos, matriculados na 3ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual, em Rio Largo, Alagoas. Da análise dos dados concluímos que os alunos elaboram hipóteses, a partir do conhecimento que já possuem, procurando estabelecer relações entre o sistema fonético-fonológico da língua com as regras do sistema ortográfico.
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