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» Página Inicial Rede Estadual de Ensino Prêmio Gestão em Referência Escolar Escola Estadual Professora Josefa Conceição da Costa PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR – ANO BASE/2007

PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR – ANO BASE/2007

TRABALHO ENCAMINHADO PELA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JOSEFA CONCEIÇÃO DA COSTA

 

Participação do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar Ano Base/ 2007.

 IV - JUSTIFICATIVA PARA CONCORRER AO PRÊMIO NACIONAL DE REFERENCIA EM GESTÃO ESCOLAR – Ano Base/2007

A Escola em pauta vem trabalhando num processo de evolução e parceria comunitária, o que decorre de grandes conquistas nas áreas de conhecimento. Estando a Escola dentro do regulamento exigido no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar e tendo como perspectiva melhorar cada vez mais o processo ensino-aprendizagem, consideramos essencial nossa participação.

 V.I - Gestão de Resultados Educacionais

A equipe técnica (coordenadores), direção e o conselho escolar da Escola Estadual Josefa Conceição da Costa frente à melhoria contínua de seu projeto político pedagógico, tem aplicado com empenho e introduzido projetos no seu processo de avaliação que segue as normas da SEE. Assim, a escola tem acompanhado o desempenho do aluno através da documentação legal exigida, além de, acompanhar os dados que foram enviados pelo IDEB e SAEB. Porém, a divulgação dos nossos trabalhos e resultados de desempenho dos nossos alunos são feitos através do mural da escola, dos diários escolares, de boletins informativos, nas reuniões de pais e mestres e nos plantões pedagógicos.
Portanto, nosso trabalho visa atender a comunidade e a qualidade do ensino da escola pública.

 V.II - Gestão Participativa

Frente ao princípio da gestão democrática do ensino público, destacamos o planejamento e a avaliação do projeto político pedagógico da escola e dos planos de ação, com a participação e a ativação do conselho escolar e representantes da comunidade local (líderes comunitários, ASCOMOCAM, Prefeitura Comunitária e ASMOCAM).
Além disso, a escola conta com parcerias importantes como a polícia militar, com o projeto PROERD (combate as drogas), o batalhão escolar (dupla de militares no horário vespertino), o posto de saúde (palestras), SEE, CE, FNDE, MEC/UNESCO, TV Gazeta, Ministério Público, OAB, UFAL, pais e comunidade local.
No momento que a instituição realiza suas atividades em parcerias, percebem-se mudanças de comportamento e atitudes mais conscientes que vão além dos muros da escola, é o resgate à cidadania.

 V.III - Gestão Pedagógica

A partir do momento que a instituição iniciou os trabalhos com projetos pedagógicos em parceria com a comunidade escolar, atendendo às necessidades da mesma, percebe-se uma grande melhoria em termos de aprendizagem, mudanças de comportamento, atitudes de modo mais consciente e consequentemente no rendimento escolar.
As práticas pedagógicas são voltadas para projetos pedagógicos, para diferentes abordagens desenvolvidas, seguindo a grade curricular como também os temas transversais.
A avaliação ocorre de forma contínua progressiva, onde são utilizados instrumentos avaliativos capazes de detectar avanços e dificuldades dos alunos. Os resultados destas avaliações servirão como base não só para os alunos, mas para o professor reavaliar suas práticas pedagógicas.
A escola tem uma grande preocupação em relação à leitura, pois são desenvolvidos projetos específicos dentro e fora da biblioteca, visando estimular a leitura, criticidade, interpretação do que foi lido e se tornando um multiplicador na comunidade na qual está inserido. São realizados intercâmbios escolares, chás literários, dramatizações de produções de autoria dos alunos e de autores clássicos e modernos e feiras de livro em parceria com livrarias locais (RESMA).
Desenvolver o conhecimento científico também é uma das práticas de suma importância para a escola, pois é feito através dos projetos: Vale Sonhar, A poesia está no ar, projeto meio ambiente: meu, seu e de toda gente , escola aberta e lagoa Viva.
Há um trabalho voltado para a sexualidade, cuja temática é intitulada Vale Sonhar, que conta com a participação direta de alunos, professores, SEEE, direção e coordenação.
Um outro aspecto que vai além dos muros da escola é o resgate à cidadania, aonde através de pesquisas, aulas de campo e palestras vêm desenvolvendo uma consciência do que é realmente ser cidadão, conhecendo direitos e deveres, sendo autor de sua própria história para que haja de fato uma transformação social.
Vale ressaltar que só é possível realizarmos os trabalhos mencionados graças a uma gestão democrática, visando o bem comum e a coletividade. Para isso são organizados departamentos pedagógicos que aprimoram a qualidade de ensino e o atendimento às necessidades de aprendizagem dos alunos, independentemente da origem sócio-econômica, gênero, raça, etnia e necessidades especiais.

 V.III - Gestão de Pessoas

Visando o envolvimento e compromisso das pessoas (professores e demais profissionais, pais e alunos) com o projeto político pedagógico da escola, são promovidas regularmente reuniões com os mesmos. São promovidas por iniciativa da escola as formações continuadas com base na identificação das necessidades dos docentes e demais profissionais, além da participação dos mesmos por capacitações oferecidas pela SEEE e seus parceiros como Lagoa Viva, Pró-Gestão, Pró-Letramento, etc.
Outrossim, além da parte técnica das nossas reuniões da escola, são trabalhadas concomitantemente práticas de valorização profissional, despertar para cidadania e elevação e motivação da auto-estima, objetivando um clima de compromisso ético, cooperativo e solidário.

V.IV - Gestão de Serviços e Recursos

Destacam-se como indicadores de qualidade a organização dos registros escolares, a utilização adequada das instalações e equipamentos; a preservação do patrimônio escolar; a interação escola-comunidade e a captação e aplicação de recursos didáticos e financeiros.
Portanto, a documentação e registros e escolares, estão devidamente atualizados e catalogados, para assim atender com precisão a solicitação da comunidade escolar. Assim, frente a organização, responsabilidade e compromisso de nossos colaboradores (professores e demais profissionais) todos os equipamentos e recursos tecnológicos são utilizados para a implementação do projeto político pedagógico, bem como, a utilização de todo o espaço físico da escola nos fins de semana e período de férias (projeto escola aberta).
Entretanto a aplicação dos recursos financeiros da escola tem a participação ativa da comunidade escolar através do conselho escolar, que visa às necessidades da gestão pública.

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