Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Formação pela escola

O Programa Formação pela Escola tem como objetivo o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, acompanhamento, avaliação e prestação de contas dos programas educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os objetivos específicos deste programa estão voltados à formação dos participantes para a correta aplicação dos recursos financeiros repassados pelo FNDE: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa do Livro (PLi); Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE); e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O Formação pela Escola é organizado em módulos de 40h cada e compõe-se de um módulo de Competências Básicas com a temática do FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica, obrigatório a todos os participantes; e quatro módulos temáticos.

Programa – O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, a exemplo da concepção, das diretrizes, principais objetivos, agentes envolvidos, operacionalização, prestação de contas e dos mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas atividades, os cursos são oferecidos na modalidade à distância.

O Programa Formação pela Escola é uma parceria do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), municípios e Estado.

Ações do documento