Quinta, 21 Janeiro 2021 12:37
À DISTÂNCIA

Seduc promove STEAM TechCamp Alagoas nos dias 27 e 28 de janeiro

Transmissão ocorre no YouTube (Educação Alagoas); o objetivo é preparar os professores com formações virtuais em inovação e tecnologia

O evento é totalmente gratuito e destinado a professores da rede estadual O evento é totalmente gratuito e destinado a professores da rede estadual Thiago Henrique
Texto de Karyne Gomes (Estagiária)

A tríade Ciência, Tecnologia e Inovação (cuja sigla em inglês remete ao termo STEAM) oportuniza o aprimoramento da formação de docentes, como também de seus alunos. Foi pensando nisso – e com o intuito de propiciar melhorias no ensino da Rede Estadual de Alagoas - que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai promover o STEAM TechCamp Alagoas nos dias 27 e 28 de janeiro de 2021. A transmissão do evento on-line será no YouTube (Educação Alagoas) da secretaria.

O evento é totalmente gratuito e destinado a professores das Redes Públicas de Alagoas e tem como objetivo desenvolver projetos multidisciplinares, preparando assim os professores com formações virtuais e, os estudantes para os desafios do pós-pandemia, com base na metodologia STEAM – ambiente apropriado à inovação no aprendizado e na educação.

A Gerente da Educação Básica e Coordenadora do Núcleo Estratégico de Formação Continuada da Seduc/AL, professora Fabiana Dias, informa como vai funcionar o evento.

Fabiana Dias Seduc fotos Thiago Henrique32 1

"No decorrer do evento virtual, vamos ter oficinas com a equipe de formadores e com técnicos de inovação e tecnologia. O intuito é discutir o uso das metodologias a partir do STEAM para que seja desenvolvido na prática pedagógica, e assim, ser compartilhado com a sociedade as boas práticas das escolas estaduais", frisa.

Para realizar a inscrição, os professores precisam preencher o link por meio do site:https://doity.com.br/steam-techcamp-alagoas

A robótica

O professor Urandy Carlos, do Centro Estadual Cyro Accioly, explica como o seu projeto, dentre as 12 propostas, foi selecionado para a Implantação de Práticas Educativas Inovadoras de STEAM.

Professor Urandy Carlos Centro Cyro Accioly José Demétrio 42

"O projeto foi adaptado e aplicado aos conceitos básicos de robótica educacional, para facilitar a aprendizagem física para o Enem, especificamente, para os estudantes de baixa visão ou com perda total. Desenvolvemos as atividades em problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento. Para mim, é gratificante aprender com os profissionais na área de STEAM", disse.

Urandy ainda explica como foram realizados os procedimentos dos materiais no cotidiano dos alunos. "O material didático contou com 01 potenciômetro, Leds comum e Led Rgb, alguns resistores, cabos Jumpers, 01 fonte de alimentação de 06V e outra de 09V, além de rodas. Os experimentos tem o intuito de possibilitar uma construção simples por meio de doações e de objetos eletrônicos, que facilita o acesso a integração da teoria e prática nas salas de aulas", enfatiza.

O projeto

O STEAM Techcamp Alagoas faz parte do programa STEM TechCamp BRASIL, que é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O programa visa estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar.

Confira abaixo a programação do evento:

-Quarta-feira (27):

• 14h – Pesquisa Científica e Feira de Ciências

Bruno dos Santos Farias (Escola Estadual Tarcísio Soares Palmeira)

• 14h30min - Meninas na Ciência

Márbyo José da Silva (Escola Estadual Judith Nascimento)

• 14h50min - Lançamento de Foguetes: uma odisseia no aprendizado

Urandy Carlos Marinho dos Santos (Centro Estadual Cyro Accioly)

• Mediação: Bernadete Fernandes

-Quinta-feira (28):

• 10h30min - Laboratórios de Aprendizagem da SEDUC: Novos Espaços Interdisciplinares.

Ricardo Lisboa Martins (Superintendente de Políticas Educacionais - SEDUC/AL)

• 11h - STEAM na Educação Básica

Fernando Wirthmann Ferreira (Coordenador Geral do Ensino Médio – MEC)

• 11h30min - Código Criativo