Quarta, 30 Setembro 2020 21:19
RECONHECIMENTO

Dedicação e busca pela inovação marcam trajetórias de servidores da Educação selecionados a Medalha Sílvio Viana

Honraria reconhece servidores com trajetória exemplar Honraria reconhece servidores com trajetória exemplar Minne Santos/ Ascom Seplag e Cortesia
Texto de Karyne Gomes

Iniciativa, eficiência, compromisso com o trabalho. São duas trajetórias de vida diferentes, mas, em comum, Fátima Pimentel e José de Arimatéia são servidores dedicados e que buscam dar o seu melhor pela Educação de Alagoas. Este ano, ambos serão os representantes da Secretaria de  Estado da Educação na Medalha Sílvio Viana, honraria maior concedida ao funcionalismo público do Estado.

Maria de Fátima Pimentel Gomes é gestora geral da Escola de Educação Básica Pedro Joaquim de Jesus, de Teotônio Vilela e representa a 2ª Gerência Regional de Educação (Gere), enquanto José de Arimatéia Santiago Pinheiro é Agente Administrativo e atua na Função de Subchefe do Registro Funcional da Superintendência de Valorização de Pessoas – Administração Central. Ambos se dizem honrados por terem sido escolhidos pelos colegas.

Amor pela educação – Paciência, sabedoria, compreensão e respeito aos limites dos que fazem parte do seu cotidiano. É assim, há 17 anos, o cotidiano de Fátima Pimentel, cuja trajetória é marcada pelo zelo e amor pelo Serviço Público. Seu histórico como gestora educacional é marcado pelos crescentes índices de aprovação, queda na evasão e busca pela qualidade e igualdade.

Fátima Pimentel foto cortesia

“Eu me sinto realizada profissionalmente. Sempre foi  meu sonho ver os meus alunos entenderem que, apesar das dificuldades, eles tinham direito de sonhar e realizar seus projetos. Agradeço à equipe de coordenação pedagógica e aos os professores, além dos ex-alunos que também ajudaram a desenvolver o projeto LabEnem, o nosso preparatório para o Enem, que, a cada ano, registra um número significativo de estudantes ingressando no ensino superior. Nossa meta elevou a escola e quebrou paradigmas”, frisa.

Em 2017, a Escola  Pedro Joaquim  foi a vencedora da etapa estadual do Prêmio Gestão Escolar, o qual reconhece experiências bem sucedidas de gestão escolar em todo o paós. “Receber o reconhecimento por um trabalho feito com amor, que busca humanizar a escola, evidenciar o protagonismo juvenil e afastar os jovens da vulnerabilidade social é maravilhoso”, diz Fátima.

Em 2020, a equipe articulada pela gestora Pimentel, planejou um ano de trabalho com as metas baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Diretrizes da Educação Estadual e Nacional. Mas, devido ao regime de trabalho remoto causado pela pandemia do coronavírus, sua equipe implementou e desenvolveu atividades inovadoras com o suporte das tecnologias, a exemplo dos Jogos Internos Online, além do Sarau Virtual, aulas remotas com temas geradores e a busca ativa pelos alunos.

Inovação e eficiência -  Servidor há 18 anos, José de  Arimatéia se destaca pelas ideias inovadoras que refletem na melhoria das rotinas de trabalho da Seduc e colaboram também com outros setores diretamente ligados ao Registro Funcional.

Arimatéia idealizou o sistema de lotação numérica por planilha, ajudou a elaborar uma forma de despachar com mais agilidade os processos na Folha de Pagamento de Servidores, realizando um trabalho exemplar na Subchefia de Registro Funcional.

José de Arimateia fotos cortesia

Com conhecimento e experiência adquirida pelos anos de trabalho e passagem por diversos segmentos da Seduc, em poucos meses, conseguiu transformar  o seu setor. Só no ano de 2020, implantou: um banco de dados no qual podem ser encontradas todas as portarias publicadas em Diário Oficial dos servidores dos últimos cinco anos; sistema que transforma as declarações de férias; programa de planilhas, onde a matrícula é digitada no computador e logo indicada a estante e o escaninho em que se encontra a pasta e criou banco de dados com e-mail de servidores cedidos para o Município.
Atualmente, trabalha na autoinspeção do setor, para uma melhor organização de pastas e fichas, além de fazer as correções necessárias para que os processos no SEI possam fluir.

“Foi a primeira vez que participei do prêmio. Para mim, é uma surpresa e, ao mesmo tempo, uma honra ser homenageado como servidor público. A conquista não é só minha, e sim da minha equipe que trabalhou para desenvolver o projeto, como nossos servidores e estagiários. Nós conseguimos evoluir e avançar ainda mais, por meio do Sistema Eletrônico de Informação (SEI)”, revela.

O prêmio – Uma honraria cedida aos servidores públicos de Alagoas por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e da Escola de Governo de Alagoas (Egal), a Medalha Sílvio Viana também será entregue aos servidores Francisco Luiz Suruagy Motta Cavalcanti e Ricardo André de Holanda Leite (Sefaz); Francisco Carlos de Albuquerque (Sesau); Pedro de Lemos Menezes (Uncisal); Selma Carnaúba da Mota (Seplag); Juares da Silva (Selaj); Marcellus Salustre Marcatto (Seprev) e Sálvio Kleverton Correia Marinho (Polícia Civil).