Quarta, 05 Agosto 2020 21:38
APRENDIZAGEM

Live destaca a importância do roteiro de estudo e ferramenta de interação com o estudante nesta quinta-feira (06)

Transmissão ocorre às 15h, nas redes sociais da Seduc com a participação da Bianca Castiglione, gerente dos Programas Sociais da Fundação Telefônica Vivo e líder do projeto Escola digital; e do Daniel Lazaroni, responsável pela frente tecnológica do projeto Escola digital

Evento é voltado para professores da rede Evento é voltado para professores da rede Reprodução
Texto de Karyne Gomes

Ferramentas de interação, conteúdos e objetos de aprendizagem. Devido à pandemia do coronavírus (Covid-19), o modelo tradicional de escola está passando por uma transformação. Uma nova forma de ensinar tem ganhado destaque: mais conectada e tecnológica. Foi pensando nisso, que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta quinta-feira (06) , uma live especial com transmissão partir das 15h no Facebook (/educação.alagoas) e YouTube (Educação Alagoas) da secretaria.

Com o tema ‘Roteiro de estudo: Ferramenta de interação com o estudante’, o bate-papo contará com a participação da Bianca Castiglione, gerente de Programas Sociais da Fundação Telefônica Vivo e líder do projeto Escola Digital; de Daniel Lazaroni, responsável pela Frente Tecnológica do projeto Escola digital e também de Adevan Nicandido, técnico de Inovação e Tecnologias na Educação, da 10ª Gerência Regional de Educação (Gere).

“Há muitos desafios de como garantir o ensino-aprendizagem, em tempos de pandemia do coronavírus. Mas, precisamos recorrer às estratégias que ajudam a desenvolver a educação da melhor forma possível. Na live, vamos apresentar uma ferramenta que constrói roteiros de estudos. Já estamos com mais de 500 roteiros construídos. É uma plataforma interativa, de fácil manuseio e oferece inspiração para o professor elaborar os materiais para os estudantes da rede de ensino estadual”, destaca Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, que será o mediador na live.

Novos desafios – Para a Bianca Castiglione, gerente de Programas Sociais da Fundação Telefônica Vivo e líder do projeto Escola digital, a ferramenta se faz necessária para os professores se organizarem com o plano de aula e roteiros de estudos.

“Desenvolvemos esse novo instrumento tecnológico para potencializar as relações de aprendizagens, apoiar os professores com seus novos desafios e colaborar com o processo de desenvolvimento dos estudantes. E o valor do professor é insubstituível. Ele será o mediador e facilitador do conhecimento e faz com que o estudante alcance o seu objetivo pedagógico. Por isto, a ferramenta apoia aos professores, estudantes e gestores que estão preocupados com a qualidade da educação”, afirma.

Já Daniel Lazaroni, responsável pela frente tecnológica do projeto Escola digital, lembra que os professores, juntamente com coordenadores e diretores, buscam as melhores ferramentas e metodologias que possibilitam a pesquisa e publicação de conteúdos pedagógicos para compartilhar com seus alunos.

“A Escola Web de Alagoas, uma das plataformas que fazem parte da Rede Escola Digital, trouxe soluções para atender os educadores. A ferramenta de publicação de roteiros de estudo, veio para contribuir como uma forma prática e estruturada, além de possibilitar para estudantes com dificuldades de acesso ou conectividade”, avalia.

Oportunidade – O técnico de Inovação e Tecnologias na Educação, da 10ª Gere, Adevan Nicandido, ressalta a importância da participação dos professores e professoras na live. “No atual cenário, o papel do professor não é simplesmente ser um transmissor de conhecimento, mas um mediador. Na live, também vamos mostrar aspectos que podem ser alinhados ao ensino remoto, proporcionando um ensino personalizado e uma aprendizagem mais ativa aos estudantes”, revela.