Sexta, 26 Junho 2020 18:07
À DISTÂNCIA

Seduc promove aula inaugural on-line dos cursos profissionalizantes nesta terça-feira (30)

Transmissão começa às 16h nas redes sociais da secretaria; cursos são voltados para estudantes da rede estadual matriculados na 3ª série do ensino médio e na EJA

Participarão dos cursos estudantes da rede estadual de ensino cursando a 3ª série do ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Participarão dos cursos estudantes da rede estadual de ensino cursando a 3ª série do ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Thiago Henrique
Texto de Karyne Gomes

A  Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove nesta terça-feira (30), a aula inaugural dos cursos profissionalizantes de Educação a Distância (EAD) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Bolsa Formação na Ação BF Novos Caminhos TD FIC. Participarão dos cursos estudantes da rede estadual de ensino cursando a 3ª série do ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A aula terá início às 16h e será transmitida pelo canal do Facebook (https://www.facebook.com/educacao.alagoas/live/), YouTube – Educação Alagoas (https://www.youtube.com/watch?v=afIGFsagbt0) e na plataforma do Google Meet.

Para dar boas vindas, o evento contará com a participação da secretária de Estado da Educação, Laura Souza, do superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, e dos técnicos da Seduc José Oseas Oliveira, do Espaço de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores (Efex) - que estará à frente da plataforma utilizada para as aulas dos cursos - Jefferson Cunha, do Núcleo Estratégico de Recursos Didático (Nerd), que falará sobre o empreendedorismo e os novos caminhos para qualificação profissional na modalidade EAD.

O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, ressaltou que os cursos são uma chance para os estudantes da rede estadual incrementarem sua qualificação. “São cursos  de curta duração, relacionados aos setores produtivos de Alagoas e  alinhados à necessidade do mercado. É uma oportunidade para que os jovens busquem uma profissão e possam se especializar durante a pandemia”, frisou, lembrando que os cursos compreendem setores produtivos de Alagoas nas áreas de turismo, gestão, recursos naturais, cultura, educação, serviços, informação e comunicação, infraestrutura.

Acesso - As aulas serão ministradas em ambiente virtual na plataforma http://ead.educacao.al.gov.br/ e para ter acesso ao conteúdo o estudante selecionado precisará ter alguma ferramenta de acesso à internet.

Os alunos aprovados e inscritos nos cursos profissionalizantes receberão o convite por meio do e-mail, WhatsApp ou pelas Gerências Regionais de Educação (Geres).

Os cursos – Os estudantes da 3ª série do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram distribuídos em 50 turmas de  17 cursos FIC com carga horária de 160 a 200 horas. Dentre os cursos oferecidos, estão Agente Cultural, Agente de Projetos Sociais, Agricultor Orgânico, Almoxarife de Obras, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Cerimonialista, Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais, Editor de Vídeo, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Espanhol Básico, Fotógrafo, Inglês Básico, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Operador de Telemarketing, Organizador de Eventos, Programador de Dispositivos Móveis.

A Seduc também realizou um processo para professores/instrutores que atuarão na execução do Pronatec, no âmbito da rede estadual de ensino, com destaque para a criação do cargo de professor EAD bolsista. Foram oferecidos ainda as funções de coordenador-geral, coordenador adjunto-administrativo-financeiro, coordenador adjunto técnico- acadêmico, supervisor administrativo-financeiro, supervisor técnico-acadêmico, supervisor regional, supervisor de eixo, orientador, professor bolsista (nível médio ou técnico), professor bolsista (ensino superior ou superior tecnológico), intérprete/tradutor de Libras, apoio administrativo, apoio para serviços gerais.