Sexta, 01 Maio 2020 01:27
TRANSMISSÃO AO VIVO

Seduc destaca desafios da Educação durante a pandemia

“Sairemos melhores dessa experiência”, diz a secretária executiva da Educação, Laura Souza durante transmissão do Centro de Referências em Educação Integral

Secretária Laura durante a transmissão Secretária Laura durante a transmissão Reprodução
Texto de Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou como está sendo a organização das escolas estaduais de Alagoas, com atividades à distância, neste período de quarentena. Em teleconferência transmitida pelo Centro de Referências em Educação Integral nesta quinta-feira (30), a secretária executiva da Educação, Laura Souza, destacou o engajamento das unidades alagoanas no fortalecimento do vínculo com seus alunos e familiares e se mostrou otimista em relação ao cenário pós-pandemia. “Sairemos melhores dessa experiência e nos reinventaremos enquanto escola”, afirmou a secretária executiva.

Engajamento - Durante a teleconferência, mediada pela consultora Cleuza Repulho (ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime) e com a participação do coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria de Educação da Bahia, Marcius Gomes, Laura relatou as primeiras medidas tomadas após a chegada do Corona vírus ao estado.

“Desde o dia 23 de março, as aulas presenciais estão suspensas. A princípio, antecipamos o recesso escolar do meio do ano e, nesse meio tempo, buscamos nos planejar. Foi quando construímos o Regime Especial de Atividades Escolares Não Presenciais, onde, por meio de uma portaria, apresentamos diretrizes para que as escolas pudessem se organizar neste período. A ideia é promover atividades de assimilação de conteúdo e que sejam interdisciplinares, com vários professores trabalhando em conjunto. E temos visto um engajamento muito bom parte das escolas”, informou Laura.

A secretária executiva da Educação destacou ainda que, neste momento, uma das principais preocupações da Seduc é, por meio do Regime de Atividades Não Presenciais, manter o vínculo entre aluno, família e escola. “Percebemos que, neste período, as escolas se aproximaram ainda mais dos alunos e seus familiares e os professores desempenham um papel importante na manutenção desse vínculo”, destaca.

Escola 10 – Na ocasião, Laura frisou a importância da cooperação entre Estado e Municípios neste momento em que novos desafios se apresentam para a Educação. E citou o Programa Escola 10 como exemplo de sucesso dessa parceria.

“É um programa que foi construído pelos professores alagoanos, onde trabalhamos em regime de colaboração com os municípios. E essa parceria trouxe excelentes resultados para o nosso estado com a melhoria de nossos índices educacionais. Pensamos a rede como um todo e toda ação que realizamos nas escolas estaduais queremos que tenha ressonância nos municípios”, declara Laura.