Quinta, 25 Abril 2019 11:43
OPORTUNIDADE

Continuam abertas as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2019

Podem participar alunos de 16 a 22 anos regularmente matriculados no Ensino Médio

José Ferreira representou Alagoas no PJB José Ferreira representou Alagoas no PJB cortesia
Texto de Texto: Ana Carolina Lima

Se você está regularmente matriculado no Ensino Médio, tem entre 16 e 22 anos, tem planos para mudar o Brasil e gostaria de viver o dia a dia de um deputado federal na Câmara dos Deputados, em Brasília, as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro 2019 (PJB) continuam abertas e acontecem até o dia 31 de maio. Elas são realizadas por meio do endereço eletrônico https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem/2019/inscricao.

Para efetuar a inscrição, o aluno deve preencher a ficha online, disponível no link acima e anexar os arquivos exigidos: projeto de lei de sua autoria, declaração de matrícula no ensino médio, termo de autorização dos pais ou responsáveis (caso menor de idade) e cópia do documento de identidade.

José Ferreira Neto representou Alagoas no PJB em 2018 Cortesia 7

Os candidatos que não conseguirem realizar a inscrição de forma online devem baixar o formulário para enviá-lo, no mesmo prazo, junto aos demais documentos requeridos, via Correios, para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aos cuidados da Gerência de Desevolvimento da Gestão das Unidades de Ensino - Supervisão de Integração Escola Comunidade,na Av. Fernandes Lima, S/N, Cepa - Escola Correia Titara, sala 2 - Farol- Maceió- AL, CEP - 57055-055 , mas para isto deverão baixar e imprimir os formulários por meio do link Correios.

Após o período de inscrições, a Seduc realiza uma pré-seleção dos projetos de lei, que serão enviados para Câmara dos Deputados, responsável pela seleção final dos jovens que participarão do PJB em 2019. As despesas com as passagens de ida e volta, alimentação e hospedagem são custeadas pela Câmara.

José Ferreira Neto representou Alagoas no PJB em 2018 Cortesia 4

José Ferreira Neto, ex-estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), representou o Estado na edição anterior do programa. O jovem avalia a experiência como extremamente benéfica para o desenvolvimento de sua percepção sobre como são feitas as decisões dos parlamentares e como se dá o processo democrático.

"É totalmente diferente você ler notícias e conhecer o congresso pela internet ou pela TV do que vivenciar o processo que lá ocorre. Pude conhecer jovens incríveis que, assim como eu, têm o sonho de ver o Brasil melhor e fazer alguma coisa boa pelo nosso país", pontua o participante do ano passado.

O programa – O Parlamento Jovem Brasileiro visa inserir a juventude na democracia representativa, mostrando a importância da participação social na política brasileira e no desenvolvimento do país. Por meio do PJB, os jovens passam a entender as funções que os políticos devem exercer. Os participantes vão para Brasília e, no período de uma semana, debatem temas importantes para o país na Câmara dos Deputados.