Sexta, 02 Novembro 2018 00:33
APRENDIZAGEM DINÂMICA

Escolas estaduais incentivam protagonismo juvenil e investem em iniciação científica

Estudantes da Zona da Mata apresentam projetos na I Mostra Científica da Escola Edite Machado, em Capela.

Mais seis escolas municipais e estaduais da região expuseram projetos Mais seis escolas municipais e estaduais da região expuseram projetos crédito: Escola Edite Machado
Texto de Texto: Manuella Nobre

Os investimentos em iniciação científica feitos pelo Governo de Alagoas vêm mudando a rotina das escolas e transformando a vida de docentes e estudantes da rede pública estadual, que contam hoje com laboratórios de ciências, matemática e robótica (estas com mais de 1/3 das unidades contempladas), clubes de astronomia, além de espaços especializados e formações, um incentivo à aprendizagem a partir de práticas mais atrativas e eficazes.

Este cenário pode ser visualizado nesta quinta-feira (1) durante a I Mostra Científica da Escola Estadual de Ensino Integral Edite Machado, em Capela. Com ações e projetos nas áreas de robótica, química, matemática, física e astronomia, o evento propiciou o estudo e aprendizado das ciências da melhor forma, com prática e muita diversão.

“A Mostra está bem recheada e com grande aceitação da comunidade escolar, que fez questão de comparecer, atendendo assim nossos intuitos: possibilitar a integração entre alunos, contatos com outros projetos e incentivar o interesse pela ciência, mostrando seu lado prático, dinâmico e presente no cotidiano deles”, explicou o professor Kaio Cesar, responsável pela organização do evento.

Projetos -Mais seis escolas municipais e estaduais da região expuseram projetos: Joaquim Diegues e Pedro Carnaúba, de Viçosa; Inaura Casado, de Cajueiro; Antonio Moreira, Abdom de Paula Gomes e Cícero Cabral Toledo, também de Capela; além do Centro de Ciências e Tecnologia (Cecite), com shows de física e matemática e o Observatório Genial Leite Lima (OGLL), com o Planetário.

Dentre os projetos apresentados estão a cancela controlada por nível de reservatório de matéria-prima, apresentada pelos estudantes da Edite Machado, Danilo Melo e Henrique Alves, e a cola sustentável à base da casca de macaxeira, por Ewdja Awane e José Francisco, estes da Escola Estadual de Ensino Integral Joaquim Diégues.

“Antes tínhamos que seguir o manual para desenvolver os protótipos, mas hoje já pesquisamos, a exemplo deste feito a partir de observações de maquinários da usina. Participamos do SBPC Jovem, na Ufal e agora vamos para o Encontro Estudantil”, comemora Danilo.

Despertar da criatividade - Os visitantes da Mostra elogiaram a inciativa da escola e destacaram a importância de ações para dinamizar a aprendizagem.

“Trouxe meus alunos, que brevemente estudarão aqui, para abrir os olhos para estas possibilidades. Os projetos são maravilhosos e atendem às demandas de nossa região. Estão todos de parabéns e que venham a desenvolver muitos outros”, destacou Lioly Moreira, acompanhando os estudantes da Escola Municipal Cícera Cabral Toledo.

Os estudantes da unidade da Escola Edite Machado não poupam elogios para a ação. “Iniciativas como esta despertam o gosto por estudar e chama a nossa atenção, pois é interessante ver como a ciência está presente no dia a dia”, afirma Anderson Ferreira, aluno.

A gerente da 4a Gere, Sandreane Paulino também falou do sucesso do programa de robótica nas unidades de ensino da regional. “Os alunos se empolgam muito com estes eventos. A gente já tem robótica em seis escolas desta Gerência Regional: Joaquim Diégues, Inaura Casado, Edite Machado, José Medeiros, Floriano Peixoto e Silvério Lins. É um grande incentivo e desperta interesse dos alunos em estudar e a buscar novas pesquisas”, revela a gerente da 4ª Gere, Sandreane.