Sexta, 19 Outubro 2018 15:16
ENCONTRO ESTUDANTIL

Seduc lança edital do III Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas

Inscrições vão até 19 de outubro

Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fotos: Valdir Rocha)
Texto de Manuella Nobre

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (2) o edital do III Encontro Estudantil da Rede Estadual de Alagoas, que acontece de 19 a 23 de novembro, no Cepa.

A ação visa incentivar a cultura, as artes, ciência, tecnologia e inovação, além de estimular o protagonismo dos estudantes, responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de projetos culturais, sociais ou científicos interdisciplinares a serem expostos no evento.

A edição 2018 traz muitas novidades. Uma delas será a temática a ser trabalhada em três perspectivas: para atividades artístico-culturais a proposta é revisitar clássicos da literatura brasileira; as atividades de grêmios e rodas de conversa sugerem aos jovens como atuar na construção de uma nova Alagoas; e as atividades científicas traz a ciência e tecnologia atuando na melhoria da qualidade de vida.

Outra iniciativa é a ampliação do evento também para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, inclusiva na modalidade EJA da rede pública estadual de ensino. Até então podiam participar do encontro apenas estudantes matriculados no Ensino Médio Regular e na modalidade EJA Médio.

Assim como nas demais edições, este Encontro trará uma diversidade de atividades: Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, substituindo a tradicional Feira de Ciências do Estado de Alagoas (FECEAL); Mostras de Robótica, Astronomia, Artes Plásticas, Audiovisual, de Fotografia e o lançamento também da 1ª Mostra Estudantil de Quadrinho de AL e Arena da Cultura

Empreendedora Escolar.

Contará ainda os Festivais de Dança, Música, Teatro, o Encontro de Grêmios e Rodas de Conversas, o Sarau Estudantil da rede estadual de Alagoas (SAEREAL) e a 2ª Olimpíada de História de Alagoas.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas em três etapas: na primeira a inscrição individual, por estudante, no Encontro; na etapa seguinte por modalidade, pela Unidade de Ensino, por meio de link específico; e a última será a validação da inscrição por modalidade com a entrega da documentação e arquivos às Gerências Regionais de Educação (Geres).

Mais informações podem ser consultadas no edital disponível na página da Seduc: www.educacao.al.gov.br.