Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Dúvidas Frequêntes

Dúvidas Frequentes

1 - Quem está com menos de 03 (três) anos (estágio probatório), pode ser candidato a  diretor? Mesmo tendo outro funcionário com mais de cinco anos de serviço?

Resp. O funcionário em estágio probatório pode participar do processo eleitoral para diretores da rede pública estadual de ensino.

2 - Gostaria de saber como faço para ser transferida para outro Município. Sou professora do estado em Santana e quero ser transferida para Delmiro Gouveia?

Resp. O servidor deverá dar entrada em um processo de pedido de remoção

3 - Fui classificado em segundo lugar no concurso de 2005 da educação para agente administrativo, que ofertou para o cargo duas vagas. Até agora não fui convocado. Quero saber se há alguma previsão.

Resp. As nomeações já foram publicadas no Diário oficil do EstadoEstamos aguardando autorização para abertura de processo de solicitação de nomeação.

4 - Quero saber se há supletivo à distância?

Resp. Não há Supletivo à Distância e sim o Provão (Exames Supletivos) que o aluno faz sua inscrição e estuda em casa e vai prestar a prova no dia determinado pela Secretaria de Educação.

5 - O Supletivo tem validade em outros estados?

Resp. O Supletivo existe em todo o país, tanto o de Alagoas como o de outro estado tem validade nacional.

6 - O que precisa para participar dos Exames Supletivos (Provão)?

Resp. O candidato precisa:

Para o ensino fundamental: ter 15 anos de idade e CPF e RG - cópias e originais

Para o ensino médio: ter 18 anos de idade / CPF e RG - originais e cópias / comprovante de conclusão do ensino fundamental (declaração ou histórico)

7 - Há escolas que preparam para os Exames Supletivos?

Resp. Não há escolas que preparem e sim Cursinhos.

8 - Fiz o provão do Supletivo do ensino médio e fiquei devendo a matéria de matemática e para concluí-la preciso do histórico ou declaração que fiz as outras matérias. Como devo proceder?

Resp. A pessoa deverá comparecer a Gerênciada Educação de Jovens a Adultos da SEE e solicitar a declaração parcial dos anos em que prestou os exames, munidos do CPF e do RG.

9 - Onde posso adquirir o conteúdo programático das provas do Supletivo?

Resp. O conteúdo programático das disciplinas do provão dos ensinos fundamental e médio podem ser encontradas em "Editais".

10 - Como faço para obter o nome de algumas escolas da rede pública estadual?

Resp. A relação das escolas da rede pública estadual pode ser encontrada no link "Serviços".

 11 - Perdi meu cartão de inscrição para as provas dos Exames Supletivos. O que devo fazer?

Resp. Compareça ao setor de Supletivo da SEE munido do RG e CPF e solicite uma segunda via.

12 - Sou professora-monitora, desde 2006, gostaria de saber o que devo fazer para receber meus contra cheques. Sou da 9ª Coordenadora de Ensino - Penedo?

Resp. O interessado deverá solicitar os demonstrativos, junto a Monitoria, através de requerimento, onde conste CPF, e nome da escola em que esteja exercendo suas funções.

13 - Sou pesquisadora em SP e estou elaborando uma pesquisa sobre as legislações estaduais, referentes ao magistério, especialmente sobre transferência e faltas para tratamento de saúde. Gostaria de solicitar o envio da legislação alagoana em relação a esse tema.

Resp. A legislação do magistério estadual pode ser encontrada em nosso site www.educacao.al.gov.br, no link Legislação".

14 - Sou monitor desde novembro de 2006, na época saiu no edital do concurso que a validade era de 2 anos. Estou em dúvida com relação ao tempo de validação desta seleção, pois a escola que estou trabalhando vai terminar o ano letivo de 2008, em abril de 2009, e como nós não recebemos férias, ainda faltam muitos meses para completar 24 salários.

Resp. Monitor é contrato de 12 meses, sendo de acordo com a necessidade, prorrogado por mais 12 meses, conforme Cláusula quarta do referido contrato. O contrato começa a entrar em vigor a partir do exercício dos serviços educacionais, ou seja, o monitor será substituído em novembro de 2008, em não havendo professor efetivo, por um monitor  da seleção 2007.

15 - Como faço para receber a Declaração que cursei o ensino fundamental no Colégio Crispiniano Portal?

Resp. A documentação do Colégio Cenecista Professor Crispiniano Portal está na CENEC (antiga rodoviária), na Rua Barão de Atalaia, nº .823 - Centro Maceió/Alagoas. O e-mail é cenec.al.@ofm.com.br

16 - Como faço para conseguir meu histórico escolar se minha escola não existe mais?

Resp. Toda escola que encerra suas atividades deve entrar em contato com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) da sua região para seguir os trâmites burocráticos de sua extinção, conforme a Resolução 48/2002, clique aqui! Esse procedimento independe do tipo de escola: municipal, estadual ou particular. O ex-aluno que queira adquirir seu histórico deve encaminhar-se a CRE da sua região para saber onde conseguir o histórico. Segue o Mapa das CRE's e os seus respectivos municípios, clique aqui!

17 - Como ocorre o pagamento de monitores

Resp. O pagamento dos monitores recém-nomeados ocorre de acordo com a data de entrega dos documentos dos mesmos na Unidade de Pagamento dos Monitores.

18 - Qual o horário de funcionamento da Secretaria de Estado da Educação?

Resp. Aberto ao público das 8 às 14 horas. O atendimento após esse horário é interno.

19 - Onde posso obter o número de escolas e os nomes das mesmas?

Resp. No menu principal do site da educação, na pasta: Coordenadoria Regional de Educação.

20 - Como faço obter informações sobre o Prouni?

Resp. O Prouni está ligado diretamente ao Ministério da Educação - Governo Federal.

21 - Como faço para obter uma declaração ou o boletim de que minha mãe concluiu o ensino médio?

Resp. O solicitante deverá ir até a escola munido de RG e CPF e solicitar o documento.

 

Perguntas Frequentes | Programa de Formação de Gestores da Educação do Bolsa Família

|_ Clique aqui para ver as perguntas.


Ações do documento