Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Tenda do Saber incentiva leitura às crianças em Delmiro
24/05/2013 - 09h55m

Tenda do Saber incentiva leitura às crianças em Delmiro

Projeto foi idealizado para alunos do Ensino Fundamental com oficinas e contação de histórias

Tenda do Saber incentiva leitura às crianças em Delmiro

Projeto Tenda do Saber foi realizado em Delmiro Gouveia

Texto: Ronaldo Lima

Foto: Valdir Rocha

Desenvolvido pela Gerência de Integração Escolar da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), o Projeto Leiarte promoveu oficinas de leituras e artes na Tenda do Saber. A ação foi destinada aos alunos do Ensino Fundamental do município de Delmiro Gouveia, dentro da programação da Semana Cultural Luiz Augusto Menezes que será encerrada neste sábado (25).


Como explica Suely Silva, técnica da Gerência de Integração Escola Comunidade da SEE, o propósito do ‘Leiarte’ consiste em incentivar a leitura aos alunos do Ensino Fundamental por meio de contação de histórias e oficinas de artes. “Por meio de pintura, desenho e colagem os alunos reproduzem e transcrevem as histórias que participaram como ouvintes”.


Suely destaca ainda que graças ao apoio da Secretaria Municipal de Educação de Delmiro Gouveia, a meta do projeto ‘Leiarte’ foi alcançada. Durante três dias, 500 alunos da educação infantil visitaram a Tenda do Saber. “Cada aluno conseguiu traduzir as históricas contadas por meio de artes durante as apresentações”, afirma a técnica da SEE.

Para a secretária municipal da educação de Delmiro Gouveia, Rosângela Freire, a iniciativa do governo de Alagoas, por meio da Secretaria Estadual da Educação, foi louvável e de grande importância para a formação dos alunos da rede municipal de ensino. “Esse projeto desperta ao aluno o conhecimento, o caminho da leitura e da escrita”. 


João Paulo, aluno do 4º ano, participou com seus colegas de turma de forma ativa, com olhos e ouvidos voltados para as técnicas para não perder nada dos contos apresentados na Tenda do Saber. “Fiquei encantado com as histórias e transcrevi tudo com pintura e desenhos e foi uma experiência muito boa”, resume o aluno.


"AsTendas do Saber se assemelham às bibliotecas volantes e possuem um vasto acervo pedagógico, contribuindo para inovação de estratégias de leitura e arte de modo eficaz e prazeroso”, enfatiza Suely. Ela informa ainda que o governo adquiriu 105 tendas para a distribuição com todas as Coordenadoria Regionais de Educação (CRE).


As Tendas do Saber também serão distribuídas com escolas estaduais que trabalham com o Projeto Escola Aberta e com a Superintendência de Gestão da Rede, que terão a responsabilidade de desenvolver ações de leitura com a comunidade escolar e de seu entorno.


Consta em seu acervo: clássicos literários, livros com temática da diversidade cultural, enciclopédias, dicionários da língua inglesa, livros paradidáticos, revistas sobre inclusão social e revistas de entretenimento ortográfico.

Ações do documento