Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2011 Janeiro Educação institui comissão para seleção simplificada de professores e apoio pedagógico do Programa Viajando pelo Saber
11/01/2011 - 17h55m

Educação institui comissão para seleção simplificada de professores e apoio pedagógico do Programa Viajando pelo Saber

A previsão é que 16 mil estudantes sejam atendidos em 80 municípios do Estado

Ricardo Moresi

Foi publicada nesta segunda-feira, dia 10, pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), no Diário Oficial do Estado (DOE), a comissão que vai realizar a seleção simplificada de professores e apoio pedagógico que irão atuar em turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio do Programa Viajando pelo Saber.

Segundo o técnico pedagógico da Gerência de Educação de Jovens e Adultos da SEE, Leilson Oliveira Nascimento, cerca de 16 mil estudantes de todo Estado serão beneficiados pelo programa em 80 municípios alagoanos. “Eles terão 3h diárias de aula. Serão 600h em 200 dias letivos. A Resolução nº 18/2002, do Conselho Estadual de Educação (CEE), regulamenta esta carga horária para eles. Existe a previsão de que o ano letivo com os alunos da EJA seja iniciado no próximo dia 21 de fevereiro”, garantiu.

Ele adiantou que nesta quarta-feira, dia 12, será publicado no endereço eletrônico da SEE www.educacao.al.gov.br e no DOE o gabarito da prova objetiva escrita, que foi realizada no ato da inscrição dos candidatos. “O resultado provisório com a lista dos profissionais que serão selecionados para atuar no programa está previsto para ser divulgado no próximo dia 28”, assegurou.

A seleção de alfabetizadores do Programa Viajando Pelo Saber atende a uma demanda temporal e a contratação dos profissionais também será provisória. Os alfabetizadores contratados não atuarão em escolas da rede estadual, mas em espaços alternativos de educação disponibilizados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) em parceria com organizações não governamentais (ONGs), empresas privadas e de construção civil e igrejas.

Recentemente, a superintendente de políticas educacionais da SEE, Ângela Costa, revelou que o programa faz parte de uma grande política a ser desenvolvida pelo Governo de Alagoas no combate aos índices de analfabetismo do Estado, atendendo ao Plano Estadual de Educação e ao Programa Geração Saber.

“O programa visa dar continuidade à escolarização de estudantes egressos de turmas de EJA, pois assim que concluem o curso de alfabetização, muitos deles acabam abandonando os estudos. Neste processo, pretendemos fazer com que eles continuem estudando para, futuramente, inseri-los nas escolas públicas da rede”, explicou Ângela Costa.

Comissão – Foram designados para compor a comissão os servidores Maria do Socorro Figuerêdo de Andrade, Maria Margareth Leão, Gelvana Almeida Costa, Célia Viana de Oliveira Silva, Eunice Valença Gonçalves, Alzineide Maria de Araújo Cavalcante da Silva, Tereza Lúcia Brito Soares Pinto, Aristóphio Andrade Alves Filho, Maria Sônia Cirilo Ribas, Rosineide Machado Urtiga, Ângela Maria Costa dos Santos, Katiana Alécio Silva Toledo, Laudirege Fernandes Lima, Humberto Vieira de Melo Júnior e Erlane Soares da Silva.

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3
Enquete
Por quais meios você obtém informações e/ou notícias da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - SEE? Marque até duas opções.









Votos: 1140

revistaeletronica-reduc.gif

SAGEAL-Propostas-Logomarca

informacoes-enem.jpg

educacao-dengue.jpg

observatorio-astronomico.jpg