» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2011 Dezembro Pré-matrícula de alunos novatos começa nesta terça-feira em 108 escolas da rede estadual
26/12/2011 - 15h15m

Processo será restrito a Maceió e prossegue até o dia 6 de janeiro; pais podem esclarecer dúvidas no site da SEE e por meio dos telefones das 4 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) da capital

Reunião definiu últimos detalhes da pré-matrícula

Texto: Ana Paula Lins

Foto: Valdir Rocha

A partir desta terça-feira (27), 108 escolas da rede pública estadual em Maceió iniciam a pré-matrícula de estudantes novatos para o ano letivo 2012. O processo prossegue até o dia 6 de janeiro e será totalmente informatizado, tendo como objetivo agilizar a inscrição dos estudantes e evitar a formação de filas na porta das unidades escolares.
Para efetuar a pré-matrícula do aluno, o pai ou responsável deverá acessar o endereço http://www.matriculaonline.al.gov.br. Na ocasião, ele terá a oportunidade de escolher três unidades de ensino onde queira inscrever o filho.

Para quem não possuir um computador em casa ou não tiver acesso a uma lan house, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai disponibilizar laboratórios de 41 escolas de apoio onde será possível efetuar o cadastro com o apoio de técnicos da Secretaria.

Para esclarecer as dúvidas dos pais, a SEE vai disponibilizar telefones das quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de Maceió (ver lista abaixo). Informações adicionais podem ser encontradas no site da Secretaria (www.educacao.al.gov.br) ou pelo e-mail matriculaonline@educacao.al.gov.br.

Preparativos- Na manhã desta segunda-feira (26), a Secretaria reuniu representantes das quatro CREs para discutir os últimos alinhamentos para o início da pré-matrícula online.

A superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Izabel de Senna, afirma que o cadastro online é um ganho para a educação pública em Alagoas, pois facilitará o processo de matrícula para os pais. “Vamos dar todo o apoio e orientação necessários aos pais para que o processo de pré-matrícula transcorra tranquilamente e trabalharemos para alocar todos os estudantes que nos procurarem”, assegura.

Izabel estima que, no ano letivo 2012, a rede pública estadual terá 20 mil alunos novatos em todo o estado de Alagoas, dos quais nove mil apenas na capital.

Prazos
- A diretora de apoio à Gestão Escolar da SEE, Maridalva Campos, lembra que, após a pré-matrícula, o pai ou responsável deverá retornar ao site no período de 21 a 29 de janeiro para conferir em qual unidade o aluno vai estudar e o dia e hora agendados para a realização da matrícula definitiva.

“A pré-matrícula não garante a vaga na escola e é importante que os pais fiquem atentos aos prazos e retornem ao site para saber onde realmente vão matricular seus filhos”, alerta. Ela ainda reforça que a pré-matrícula via Internet acontece apenas em Maceió e que, no interior, o processo de inscrição de novatos será realizado no formato tradicional no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro.

Passo a passo- Ao adentrar o site da pré-matrícula, o pai ou responsável acessará uma tela que requisita dados como nome, data de nascimento e sexo do estudante e nome da mãe. Preenchidas essas informações, o internauta é direcionado para a segunda parte.

Nesta nova etapa, dados como endereço, telefone, email e série pretendida aparecerão automaticamente caso o aluno esteja cadastrado no Censo Escolar, senão, deverão ser informados um a um. O pai também deverá escolher três opções de escolas onde deseja matricular o filho.

Ao final do processo, será emitido um comprovante de pré-matrícula com número de protocolo para, posteriormente, retornar ao site e acessar o nome da unidade de ensino onde o aluno será matriculado.

O direcionamento do aluno para a escola levará em consideração critérios como disponibilidade física de cada unidade escolar; tipo de atendimento da unidade; preferência à pessoa com deficiência física; preferência para crianças e adolescentes com até 18 anos de idade incompletos, permanência na rede pública estadual de ensino; oriundos da rede pública de ensino do município de Maceió e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo.

Contatos para suporte à matrícula

• 1ª CRE - Rua Melo Moraes, 426, Centro - 3315 1200/1201/1204 e 3315 1452;
  • 13ª CRE - Rua Epaminondas Gracindo, 238, Pajuçara - 3315 3926/ 3928/ 3919;
  • 14ª CRE - Rua Odemburgo Paranho Filho, 341, farol - 3315 4776/ 9915;
  • 15ª CRE- Cepa - Avenida Fernandes Lima, s/n, Farol- 3315 1415/1416/1417.

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3
Enquete
Por quais meios você obtém informações e/ou notícias da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - SEE? Marque até duas opções.

Votos: 1133

revistaeletronica-reduc.gif