» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2011 Dezembro Alunos da Escola Estadual Virgínio de Campos participam de gincana
14/12/2011 - 17h00m

Alunos da Escola Estadual Virgínio de Campos participam de gincana

Iniciativa foi realizada na manhã desta quarta-feira

Alunos da Escola Estadual Virgínio de Campos participam de gincana

Alunos durante dramatização da gincana

NA PONTA DA TERRA

Por: Ricardo Moresi

Fotos: Valdir Rocha

Cerca de 120 alunos da Escola Estadual Professor Virgínio de Campos, localizada no bairro da Ponta da Terra, em Maceió, participaram nesta quarta-feira (14) da “Gincana Na Onda da Leitura”. A iniciativa envolveu cinco turmas da unidade escolar e exigiu que os estudantes realizassem uma série de tarefas.

De acordo com a professora Ana Lúcia da Silva Azevedo, diretora geral da escola, a gincana foi pensada com base no Projeto Na Onda da Leitura – ação que atende os alunos do Ensino Fundamental por meio de um conjunto de obras literárias organizadas em maletas contendo 10 volumes de diferentes autores consagrados nacional e internacionalmente.

A princípio, destaca a educadora, os alunos fizeram a leitura dos livros, que foram disponibilizados pelo Projeto Na Onda da Leitura. Ana Lúcia acrescentou que, em seguida, eles mantiveram contatos com os autores via e-mail. “Além disso, eles contaram as histórias do livros escolhidos e atribuíram novos finais a elas; fizeram caracterizações, dramatizações, desfile dos personagens, paródias e apresentaram as biografias dos autores”, frisou.

A diretora da escola evidenciou também que os alunos gostaram bastante de participar desta iniciativa. “Eles descobriram de forma lúdica o quanto é prazeroso cultivar o hábito da leitura. Esta atividade vai ajudá-los com acréscimo em suas notas nas disciplinas. Esta foi uma das últimas ações da escola durante este ano letivo”, comentou.

Sobre o Projeto – O Projeto Na Onda da Leitura utiliza as obras da Coleção Ziraldo e seus Amigos e visa garantir a oportunidade da prática da leitura com a finalidade de formar leitores críticos.

Cada publicação contida nas maletas do projeto aborda temas diversificados que tratam de assuntos considerados de interesse da faixa etária dos estudantes do Ensino Fundamental e procura proporcionar uma melhoria no desempenho escolar dos alunos na disciplina de Língua Portuguesa.