Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Setembro Escolas estaduais têm até esta quarta (6) para registrar escolha do livro didático
07/09/2017 - 20h07m

Escolas estaduais têm até esta quarta (6) para registrar escolha do livro didático

Material chega às escolas entre janeiro e fevereiro de 2018, com vigência até 2020

Escolas estaduais têm até esta quarta (6) para registrar escolha do livro didático
Texto de Luana Santana

As escolas da rede estadual de ensino têm até esta quarta-feira (6) para se cadastrar no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Por meio deste procedimento, as unidades registrarão a escolha dos livros que serão utilizados pelos alunos e professores do ensino médio para o triênio 2018 – 2020.

 

Para promover o processo de escolha, as escolas recebem os exemplares impressos para que os professores avaliem aqueles que mais se adequam à realidade dos alunos de sua unidade escolar.

 

 

O material didático segue regras estabelecidas em edital e está em sintonia com os debates atuais do ensino e mudanças atuais na sociedade.

 

Os livros chegam às escolas entre janeiro e fevereiro de 2018, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Este ano, o PNLD está com uma novidade: os diretores podem compartilhar, via portal, com os professores da unidade escolar, o formato virtual do material didático para análise. Além disso, os conteúdos, abordagem e projeto gráfico passam por um processo de avaliação, pelo Ministério da Educação (MEC), para comprovar se estão de acordo com o edital.

 

 

O coordenador do PNLD na Seduc, Jair Porto, ressalta a importância do processo democrático de escolha. “O livro não pode nem deve ter o único recurso para uso em sala de aula, mas podemos dizer que sem ele, esse trabalho fica incompleto. Ele traz todo um aporte teórico capaz de levar o professor a pesquisar, ir além do que está lá”, afirmou Jair.

Ações do documento