Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Maio Seduc amplia investimento em robótica para mais 45 escolas estaduais
10/05/2017 - 14h28m

Seduc amplia investimento em robótica para mais 45 escolas estaduais

Unidades de ensino interessadas deverão se inscrever de 10 a 24 de maio e apresentar plano de ação

Seduc amplia investimento em robótica para mais 45 escolas estaduais

As 45 unidades de ensino contempladas receberão laboratórios com materiais e peças específicas para o desenvolvimento de projetos educacionaisValdir Rocha

Texto de Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou nesta quarta-feira (10) em edital no Diário Oficial do Estado (DOE) a ampliação do projeto de robótica para mais 45 escolas da rede estadual. A medida visa ofertar aos alunos do ensino médio uma aprendizagem embasada na inovação e novas tecnologias, estimulando a criatividade juvenil. Instituições interessadas terão o período de 10 a 24 de maio para efetuar sua inscrição pelo link https://goo.gl/forms/w9sGcnoCpUYzsS6i2 e apresentar a sua proposta interdisciplinar.

Para se inscrever, as escolas interessadas precisam ofertar o ensino médio, ter laboratório de informática em funcionamento e um professor coordenador para desenvolvimento do projeto. Este professor deve possuir licenciatura em Matemática, Física e áreas afins e se comprometer a participar de todas as formações ofertadas pela Seduc. O professor selecionado terá duas horas de sua carga horária semanal destinadas à execução de projetos de robótica.

Outro critério exigido para a inscrição é a apresentação do plano de ação interdisciplinar a ser executado na escola e que deve envolver, pelo menos, os componentes curriculares de física, matemática e inglês.

Documentação: no ato da inscrição, além de preencher o formulário presente no https://goo.gl/forms/w9sGcnoCpUYzsS6i2, a instituição interessada deverá enviar ao email robotica@educ.al.gov.br os seguintes documentos:

I - Termo de compromisso dos professores em participar do Projeto e das formações de Robótica ofertadas pela Seduc;

II - Cópia do Certificado de Conclusão na Graduação ou Pós-Graduação do professor que coordenará  o projeto na escola;

III - Declaração da escola que o laboratório de informática está em boas condições de funcionamento e que a gestão e coordenação apoiarão o projeto na escola;

IV - Cópia do Plano de Ação Interdisciplinar, contendo identificação, propostas de ações e atividades e perspectiva interdisciplinar, assinada pelo gestor da unidade, coordenador pedagógico e o professor coordenador do projeto.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 29 de maio em lista no Diário Oficial do Estado. As 45 unidades de ensino contempladas receberão laboratórios com materiais e peças específicas para o desenvolvimento de projetos educacionais e suporte pedagógico para a execução destas ações.

Início - Em 2016, 50 unidades de ensino de todo o estado foram contempladas com laboratórios de robótica para que os mesmos fossem usados para dinamizar a aprendizagem das ciências exatas. Os professores responsáveis pela operacionalização destes laboratórios passaram por capacitação para também desenvolverem projetos com seus alunos. Os resultados puderam ser vistos na Mostra de Robótica realizada durante a primeira edição do Encontro Estudantil da Rede Estadual em novembro passado.

Ações do documento