Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Maio Parceria entre SSP e Seduc, Proerd forma cerca de 30 mil estudantes/ano contra drogas e violência
11/05/2017 - 16h22m

Parceria entre SSP e Seduc, Proerd forma cerca de 30 mil estudantes/ano contra drogas e violência

Cerimônia de formatura de estudantes da Escola Estadual Professora Ana Coelho, em Jacarecica, beneficia mais de 300 crianças de Jacarecica

Parceria entre SSP e Seduc, Proerd forma cerca de 30 mil estudantes/ano contra drogas e violência
Texto de Manuella Nobre

A parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Segurança Pública (SSP) têm proporcionado importantes resultados no enfrentamento a fatores que trazem riscos a crianças e adolescentes. Desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), o  Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) já formou, até o momento, cerca  de 100 mil estudantes da rede pública alagoana, o equivalente a  30 mil por ano.

“Nós atendemos todo o Estado a partir do programa. Nós vamos à sala de aula de uma maneira pedagogicamente adequada para idade e série, levando todas as informações, riscos e consequências que envolvem as drogas: as más amizades, os efeitos da droga na sua vida e das pessoas ao seu redor, como reagir diante de um convite, entre outros”, pontua a coordenadora do programa, coronel Valdenize Ferreira de Lima.

“Também trabalhamos o comportamental, os valores humanos, a cidadania, como se comportar na escola, conservação do patrimônio, as relações interpessoais e o respeito ao corpo docente e gestor. É um trabalho em conjunto da Polícia Militar, escola e família unidos contra esse grande mal”, completa Valdenize.

Esta semana, a Escola Estadual Professora Ana Coelho Palmeira, em Jacarecica, foi mais uma das unidades da rede abraçadas pelo programa, beneficiando quase 400 estudantes do ensino fundamental I e II. Os alunos do 5º ano foram escolhidos para representar todos os formandos na solenidade de certificação​.

Integração

Estudantes, pais, professores, gestor e representantes comunitários participaram emocionados da cerimônia e pontuaram a importância do programa, que atinge também os pais, com o Proerd Comunitário.

“Muito importante esta formação. Também sempre procuro ensinar sobre as drogas, a não ir, a evitar más amizades”, ressalta Maria Letícia Barbosa Padilha, mãe da formanda Grazielli Barbosa da Silva. A estudante confirma o aprendizado. “Gostei muito e aprendi muita coisa”, disse a menina.

“Eu participei da formação das mães e amei o projeto. Achei legal trazer para cá, mostrar aos alunos a realidade das drogas. Infelizmente têm pais que, às vezes, acabam incentivando esse problema, pedindo aos filhos para comprar bebida alcoólica”, explica  Maria Amélia Moreira Torres, mãe da formanda Maria Julia Torres Leodino e professora da escola.

O gestor da Ana Coelho, Denys Souza Silva, comemora a parceria. “Estamos muito felizes, orgulhosos e gratos com tudo que vem acontecendo na escola graças  ao Proerd. Parceria muito importante esta com a Polícia Militar. Temos a certeza de que nossos alunos terão, a partir da implantação deste programa, uma outra visão de mundo e de cidadania plena”, comemora o gestor.

Nova formatura

A próxima unidade a formar seus estudantes no Proerd será a Escola Estadual Eduardo Almeida, na Garça Torta, na quarta-feira (17), às 8h, com sete turmas alcançadas e um total de 736 alunos, distribuídos em três turnos.

Ações do documento