Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Junho Seduc promove I Fórum de Readaptação Funcional na Educação
14/06/2017 - 21h33m

Seduc promove I Fórum de Readaptação Funcional na Educação

Evento visa a construção de um fluxo que possa minimizar o impacto da quantidade de readaptados na pasta.

Seduc promove I Fórum de Readaptação Funcional na Educação

Texto de Luana Santana 

Fotos: José Demétrio

 

 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu nesta quarta-feira (14) no auditório da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), no Cepa, o I Fórum de Readaptação Funcional na Educação para os servidores da Educação, com o objetivo ampliar o conhecimento acerca do tema e construção de um fluxo que possa minimizar o impacto da quantidade de readaptados na educação.

 

A coronel da Polícia Militar de Alagoas, Valdenize Ferreira Lima, apresentando uma palestra sobre readaptação e destacando a importância do Fórum para os servidores da educação. "A importância principal é que sejam detectados quais os motivos que estão levando o servidor a ser readaptado, para que seja feito um trabalho na qualidade de vida e na prevenção, a fim de diminuir as licenças e as adaptações. O servidor precisa entender que ao ser encaminhado para a perícia médica, ele será avaliado sobre o que pode e o que não pode fazer de modo que possa contribuir de alguma forma com a instituição a qual trabalha”, avalia. 

 

O coordenador e subchefe da Qualidade de Vida da Seduc, Robson Feitosa, falou sobre o número de readaptados na pasta. "Infelizmente, hoje temos dados de evidenciam o crescimento destes números. Atualmente temos uma média de mais de 500 readaptados no total das geres. O fórum visa essa discussão, ampliar o debate entre os presentes para que vejamos de que forma podemos minimizar esse número", afirmou Robson. 

 

Perícia Médica - O evento contou com a participação da Perícia Médica estadual, esclarecendo dúvidas e informando sobre as mudanças nos processos dos direitos e deveres do servidor com relação à readaptação.

 

"É necessário chamar a atenção para essa questão da readaptação do servidor. Essa é a tentativa de uma nova visão sobre essa problemática da saúde do trabalhador para incentivar a valorização do emprego e a preservação da saúde”, destaca a gerente da perícia médica, Maria Fernanda Bezerra.

 

A Gerente Regional da 1ª Gere, Edna Lopes, aprovou a iniciativa. "O fórum é um momento de extrema importância, porque nós temos muitas dúvidas com relação a esse elo de qualidade de vida, e também porque hoje temos um grande número, nas escolas, de pessoas readaptadas. É uma oportunidade de se ter um esclarecimento maior e poder colaborar efetivamente neste processo", disse a gerente. 

Ações do documento