» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Julho Escolas participam de saraus poéticos em Maceió e Palmeira dos Índios
15/07/2017 - 17h22m

Escolas participam de saraus poéticos em Maceió e Palmeira dos Índios

Eventos selecionam estudantes que participaram do Sarau Literário do Encontro Estudantil

Escolas participam de saraus poéticos em Maceió e Palmeira dos Índios

Momentos dos saraus literários da 1ª e 3ª Geres

Texto: Lucas Leite e Ana Paula Lins

Fotos de Valdir Rocha e José Demétrio

Nesta sexta-feira (14), escolas da rede estadual participaram de saraus de poesias em Maceió e Palmeira dos Índios. Promovidos, respectivamente, pela 1ª e 3ª Gerências Regionais de Educação (Geres), os eventos visam fomentar a leitura entre os jovens e selecionar, em cada uma das 13 Geres, quatro estudantes para representar a regional no Sarau que aborda o bicentenário de Alagoas e será realizado durante o Encontro Estudantil em agosto.

Em Maceió, a Escola Estadual Rosalvo Lobo sediou o Sarau da 1ª Gere, que teve como tema “Orgulho de Ser Alagoano”. Nesta regional, foram selecionados os estudantes Sidnei de Moura Gomes (Ceja Paulo Freire); Alice Vitória de Lima Silva (Escola Correia das Neves); Adriana Leticia Albuquerque de Lima (Escola Fernandes Lima); Ronald Barbosa Carvalho (Escola Eduardo da Mota Trigueiros).

sarau palmeira

Já em Palmeira dos Índios, unidades da 3ª Gere se reuniram na Escola Estadual Monsenhor Macedo para apresentarem suas poesias acerca dos 200 anos de Alagoas. Representarão a regional os estudantes Camila de Amorim Barreto (Escola Estadual Rosa de Castro Fonseca, Tanque D'Arca); Maria Luíza Messias Dantas (Escola Estadual Odete Bonfim, Maribondo); Beatriz Dias Pereira (Escola Estadual Coité das Pinhas, Igaci) e Felipe da Silva Taveira (Escola Estadual Constança de Góes Monteiro, Major Izidoro).

Na ocasião, as titulares das duas gerências, Edna Lopes (1ª) e Renilda Ribeiro (3ª) destacaram a importância do evento como forma de fomentar a leitura e o protagonismo juvenil.  “Por meio de eventos como este  evidenciamos o talento de nossos alunos e isso é muito gratificante”, diz Edna. “Em uma época tão digital, onde o livro é deixado de lado, é maravilhoso ver a produção de nossos alunos para o sarau e o seu interesse pela literatura”, afirma Renilda.

camila

Despertar– Os saraus também ajudam muitos jovens a evidenciarem seu talento poético. Foi o caso de Beatriz Pereira e Camila Barreto, ambas selecionadas pela 3ª Gere. “Sempre gostei de leitura e de poesia e de leitura e, para escrever, inspirei-me na história de Alagoas e no cotidiano de nossa região”, conta Beatriz. “Foi a primeira vez que fiz uma poesia para valer e fiquei muito feliz em ter sido selecionada para o Encontro Estudantil”, revela Camila.

O evento também foi uma oportunidade para autores alagoanos dialogarem com o público estudantil acerca de sua obra.  Em Palmeira dos Índios, estiveram presentes os escritores Isvânia Marques, Ana Cristina de Lima Moreira, Edson Brandão, Elton Silva de Lima, José Adelson Lopes, Josefa Adriana Cavalcante e Judite Rocha. Já em Maceió, participaram  do sarau o poeta e artista visual Cristiano Krisko; o escritor de versos e prosa Guilherme de Miranda Ramos; o ator e escritor Valfredo Luz e a escritora e poetisa Arriete Vilela.

“Eu acho essa iniciativa admirável, pois valoriza a cultura local. Tenho visitado diversas escolas estaduais que estão fazendo ações como estas e o  trabalho dos alunos é bom”, elogia Arriete Vilela.

arriete

Programação – Outras regionais e escolas promovem saraus de poesias temáticos sobre o bicentenário de Alagoas. Neste sábado, a Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, em Bebedouro, promove o seu próprio concurso a partir das 8h.

Já na segunda-feira, dia 17, será a vez das escolas ligadas à 2ª Gere. O evento acontece na Secretaria de Educação de São Miguel dos Campos a partir das 8h30. No dia 21, sexta-feira, será a vez da 8ª Gere em evento no Coreto da Matriz, em Pão de Açúcar, a partir das 16h.