» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Medalhistas da Obmep 2016 são premiados no Palácio República dos Palmares
25/08/2017 - 17h13m

Medalhistas da Obmep 2016 são premiados no Palácio República dos Palmares

Ao todo, 71 estudantes das redes estadual, municipal e federal conquistaram medalhas

Medalhistas da Obmep 2016 são premiados no Palácio República dos Palmares
Texto de Ana Paula Lins

O Palácio República dos Palmares viveu uma manhã festiva nesta quarta-feira (23), com a premiação dos medalhistas da edição 2016 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

Em todo o Estado, 71 estudantes das redes públicas estadual, municipal e federal conquistaram medalhas na competição. Na ocasião, escolas, professores e secretarias municipais de Educação também foram premiados pelo seu desempenho na Olimpíada.

A secretária-executiva da Educação, Laura Souza, lembra que a cerimônia aconteceu em um momento especial para a rede pública alagoana, com o crescimento da participação das escolas nas olimpíadas de conhecimento.

Esta semana, o Estado foi destaque por alcançar o segundo lugar em números absolutos de inscritos na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (Obfep), superando estados como São Paulo e Minas Gerais.

“Estamos vivendo um período de resgate da educação pública alagoana e percebemos nossos alunos e professores cada vez mais engajados e motivados para participar de eventos como as olimpíadas de Matemática, Física e Robótica. Além disso, temos 120 escolas estaduais executando o ProEMI, programa que propõe um redesenho curricular para o ensino médio”, enumera Laura.

Superação

O coordenador da Obmep em Alagoas, Adelailson Peixoto, professor do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), conta que, em todo o Brasil, 18 milhões de estudantes participaram da edição 2016 da Olimpíada – dentre estes, 350 mil em Alagoas.

Ao todo, o Estado obteve 470 menções honrosas, 71 medalhas de bronze, 8 de prata e duas de ouro – estas últimas conquistadas pelos estudantes Pedro Lucas Lima, à época aluno da Escola Estadual Margarez Lacet, e Leonardo Marinho, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

“Todos os alunos premiados na Obmep merecem nosso reconhecimento. Para conquistar uma menção honrosa é preciso superar 340 concorrentes, enquanto que, para ter um bronze, o aluno superou 2.770 pessoas. Para termos prata e ouro, estes números sobem ainda mais, pois, para conquistá-los, é preciso superar, respectivamente, nove mil e 36 mil alunos”, enumera.

A cerimônia de premiação contou ainda com a presença do secretário executivo de Gestão Interna da Seduc, Sergio Caldas Newton; da superintendente de Sistema da Seduc, Wilany Felix; da superintendente de Rede, Maridalva Campos; do prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima; além de gerentes regionais e secretários municipais de Educação e diretores das escolas premiadas.

A segunda fase da Obmep 2017 será aplicada em todo o país no dia 16 de setembro.