Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Mais de mil estudantes disputam última fase dos Jogos Estudantis de Alagoas 2017
21/08/2017 - 11h17m

Mais de mil estudantes disputam última fase dos Jogos Estudantis de Alagoas 2017

Abertura e competições das modalidades coletivas terão início nesta segunda-feira (21)

Mais de mil estudantes disputam última fase dos Jogos Estudantis de Alagoas 2017

Encerrando as disputas, as provas de atletismo, nos dias 28 e 29, no Estádio Rei Pelé, no Trapiche, com 297 atletas

Texto de Manuella Nobre

A fase estadual da etapa juvenil dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) 2017, para estudantes de 15 a 17 anos, terá início nesta segunda-feira (21), com mais de mil atletas nas disputas, que seguem até o dia 29 de agosto. A abertura oficial será às 15h, em frente ao CDR (Centro de desporto e recreação Professora Cleonice de Barros Lima), no Cepa.

As competições também iniciam nesta segunda-feira (21), com as modalidades coletivas, todas a partir das 8h da manhã: futsal, com 160 atletas, e handebol, com 168, jogam no CDR-Cepa; basquetebol, no Pavilhão do Basquete, em Jaraguá, com dez equipes e 100 atletas. O voleibol, com 150 participantes em 15 equipes, começa seus jogos no ginásio da Federação Alagoana de Voleibol (FAV), na Pajuçara, mas, a partir do dia 22, segue jogando no CDR-Cepa.

Todas as modalidades coletivas definem seus campeões até sexta-feira (25), quando começam as partidas das modalidades individuais, também a partir das 8h.

O badminton será disputado no Ginásio do Colégio D’Lins, no Tabuleiro; os jogos do xadrez, com 40 competidores, vão acontecer no auditório da Escola Estadual José da Silva Correia Titara. Na Escola Estadual Princesa Isabel, também no Cepa, teremos o tênis de mesa, o judô e a luta olímpica. No vôlei de praia, 23 duplas jogam na quadra da Associação do Tribunal de Contas, no bairro do Farol. A ginástica rítmica realiza sua competição apenas no sábado (26), no Ginásio do Sesi – Cambona; seguida pelo ciclismo, que acontece no domingo (27), no Cepa; e encerrando as disputas, as provas de atletismo, nos dias 28 e 29, no Estádio Rei Pelé, no Trapiche, com 297 atletas.    

Paralímpico - Nesta fase, a última para definir o quadro de atletas que representarão Alagoas nas competições nacionais dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontecem entre setembro e novembro, em Curitiba (etapa infantil) e Brasília (etapa juvenil) teremos também a seletiva para as Paralimpíadas, a serem realizadas em novembro, em São Paulo. Na estadual, nove atletas, sendo oito no atletismo e um na bocha, buscam alcançar os índices para o nacional.

Panorama - Com um total de aproximadamente oito mil atletas inscritos, somando todas as fases e etapas, o Jeal 2017 registrou um acréscimo de 72% com relação ao ano passado.

Para o coordenador estadual do Jeal, Henrique Vilela, a proposta deste ano, seguindo o padrão nacional, com a separação das disputas do infantil e juvenil, além da divisão por fases (regional, inter-regional e estadual), trouxe melhor rendimento.

"Pelos números, acreditamos que a proposta deste ano, seguindo o padrão dos Jogos Escolares da Juventude, foi bem aceita. Mesmo com maior logística, foi bem mais democrática e ofereceu mais oportunidades. Esse ano, o nível técnico está melhor, com as etapas mais disputadas, aumentando assim a expectativa em relação à nacional", declarou Vilela. ​

Ações do documento