» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Governador e secretário assinam OS para reformar escola em Marechal
07/08/2017 - 09h40m

Governador e secretário assinam OS para reformar escola em Marechal

Escola Estadual Rosa da Fonseca ganhou, neste sábado (5), um ginásio para práticas culturais e esportivas, beneficiando mais de 900 estudantes no aniversário do município

Governador e secretário assinam OS para reformar escola em Marechal
Texto de Lucas Leite

O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, assinaram, neste sábado (5), a Ordem de Serviço (O.S.) para a reforma da Escola Estadual Rosa Maria Paulina da Fonseca, localizada em Marechal Deodoro. A reforma irá beneficiar mais de 900 estudantes do Ensino Médio.

A solenidade, que aconteceu nos aniversários de 426 anos de fundação da cidade, e do primeiro presidente da república, Marechal Deodoro, marcou a entrega da construção do ginásio da unidade escolar. Desde 2015, o Governo de Alagoas já construiu 38 ginásios, que podem ser utilizados por estudantes e pela comunidade para a realização de atividades físicas e culturais.

De acordo com titular da pasta estadual da Educação, Luciano Barbosa, os esforços do Estado para ir à contramão da crise econômica brasileira é fruto do empenho e da integração das secretárias com o governador Renan Filho.

O secretário propôs ainda que a direção e a comunidade local estudem a possibilidade da Rosa da Fonseca concorrer a uma vaga para se tornar mais uma escola que participa do Programa Alagoano de Ensino Integral. Ao todo, a rede estadual já conta com 35 unidades que participam do programa.
“Marechal Deodoro tem a música na sua alma.

Acho que música, poesia e literatura combinam muito bem com a cidade. Podemos ter na escola, uma unidade de Ensino Integral totalmente diferenciada, voltada às artes, para encantar ainda mais os nossos jovens”, explica Barbosa.

Entre as autoridades que participaram da inauguração do ginásio da Rosa da Fonseca estavam o senador da República Renan Calheiros; o secretário Municipal de Educação de Marechal Deodoro, Marcelo Beltrão; e o prefeito Cacau.

O governador e secretário da Educação assinaram ainda a Ordem de Serviço para a revitalização do ginásio da Vila Altina. O local, que durante muitos anos serviu de abrigo para desabrigados, será totalmente reformado com o recurso da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e entregue à população.

Sonho realizado

A gerente da 1ª Regional de Educação (Gere), Edna Lopes, comenta que a construção do local foi a realização de um sonho. “A comunidade já esperava por uma obra dessas há tempos. Temos alunos que são destaques nos esportes, inclusive um estudante que está participando da seleção do PAN Americano”, diz.

Segundo Edna, as práticas esportivas possibilitam que os jovens não entrem no mundo das drogas e da criminalidade. “É muito gratificante ver o governador e o secretário Luciano [Barbosa] empenhados e preocupados com a educação das nossas crianças. Alagoas está vivendo um momento ímpar, que devemos aproveitar”, conclui.

Apresentação

Para recepcionar a comitiva do governador Renan Filho, diversas apresentações musicais foram realizadas na unidade de ensino. A primeira por parte Sociedade Musical Nossa Senhora da Boa Viagem, seguidos pela banda de fanfarra composta por estudantes da escola.

Por último, o aluno Jair Seara apresentou um rap, no qual as rimas demonstravam todo o amor e respeito que ele tem pela Escola Rosa da Fonseca, e pela cidade de Marechal Deodoro.