Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2017 Agosto Clubes de Astronomia apresentam trabalhos em Mostra no Cepa
10/08/2017 - 12h57m

Clubes de Astronomia apresentam trabalhos em Mostra no Cepa

Clubes de Astronomia apresentam trabalhos em Mostra no Cepa

Clubes de Astronomia apresentam trabalhos em Mostra no Cepa

Texto de Ana Paula Lins Estudantes de Maceió, Arapiraca, Cacimbinhas e Dois Riachos estão presentes na Mostra de Astronomia da segunda edição do Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual. O evento, uma das novidades da edição 2017 do Encontro, reúne c

Texto de Ana Paula Lins

Estudantes de Maceió, Arapiraca, Cacimbinhas e Dois Riachos estão presentes na Mostra de Astronomia da segunda edição do Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual. O evento, uma das novidades da edição 2017 do Encontro, reúne clubes de astronomia das escolas estaduais Muniz Falcão, de Cacimbinhas, Cônego José Bulhões, de Dois Riachos; Senador Rui Palmeira, de Arapiraca e Noel Nutels, de Maceió, as quais apresentam seus trabalhos até esta quinta-feira (10), no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Cepa. 

Ana Carolina Santos de Oliveira, aluna da Escola Estadual Muniz Falcão, de Cacimbinhas, integra a Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria – nome em homenagem à primeira mulher matemática conhecida na história, a também filósofa e astrônoma grega Hipátia. O grupo coordenado pelo professor Jenivaldo Lisboa promove, dentre outras atividades, observações, pesquisas e até produz sua própria revista. 

“Estou no grupo há um mês e estou amando. A Astronomia está presente em tudo, ligada a várias disciplinas”, diz a garota, aluna da 1ª série do ensino médio.

Em Arapiraca, o clube de astronomia Eclipse, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen), é tão atuante que fez com que a unidade, hoje ofertando o ensino médio integral, incluísse em sua grade a disciplina eletiva de Astronomia, que já conta com 40 alunos matriculados. 

As atividades incluem pesquisas, palestras, oficinas e observações que não se restringem apenas ao Premen, mas também envolvem a Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa (Epial). 

O grupo é coordenado pelo professor de matemática José Edson Cavalcante, que também ministra a disciplina eletiva. “Além de ter uma abordagem interdisciplinar, a Astronomia nos permite introduzir aos alunos conceitos de metodologia científica que serão imprescindíveis em sua vida universitária”, destaca José Edson.

Visita guiada 

Além da exposição dos trabalhos dos clubes de astronomia, os visitantes podem conferir sessões no planetário e palestras sobre o Sistema Solar com o professor Adriano Aubert, coordenador do OAGLL. 

Arthur Fernandes, aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual Ângelo Abreu, de Olho d’Água das Flores, participa do Encontro Estudantil e fez questão de prestigiar a Mostra. “Sempre que estou em Maceió, passo no Observatório Astronômico. É um espaço do qual gosto muito. Gostaria que tivéssemos algo similar em minha cidade”, afirma.

Ações do documento