» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2013 Novembro I Mostra Lítero Cultural reúne projetos exitosos de incentivo à leitura
07/11/2013 - 16h15m

I Mostra Lítero Cultural reúne projetos exitosos de incentivo à leitura

Evento organizado pela 1° Coordenadoria Regional de Educação visa socializar projetos de incentivo à leitura e à escrita elaborados por alunos da rede estadual

I Mostra Lítero Cultural reúne projetos exitosos de incentivo à leitura

Apresentação Cantinho da Leitura

Texto: Bárbara Pacheco

Foto: Valdir Rocha

Incentivar o hábito da leitura e a escrita, promover a troca de experiências literárias e um espaço de integração entre diversas escolas da rede estadual são as principais razões que impulsionam a realização da I Mostra Lítero Cultural. O evento, organizado pela 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), aconteceu durante toda esta quinta (07), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/AL).

A exposição conta com trabalhos literários desenvolvidos por alunos do 1° ao 5° ano de dez escolas públicas estaduais da jurisdição da coordenadoria. Os trabalhos foram elaborados em sala de aula durante o último ano letivo. A mostra também expôs uma série de apresentações culturais pautadas pelo centenário de Vinícius de Moraes encenadas pelos próprios alunos – coreografias, declamações de poemas e dramatizações musicais – além de contação de histórias por professores da rede e autores de livros infantis. Na ocasião, foram servidos lanches e uma diversidade de doces para os participantes.

Segundo a coordenadora da 1° CRE, Janilza Batista, os trabalhos precisam sair do ambiente escolar para que sejam explorados e absorvidos melhor, com maior interatividade e troca de informações.

“É importante que haja a socialização desses projetos, a troca de experiência e a integração entre as escolas, para que os estudantes tenham contato com diferentes abordagens, produções e realidades”, avaliou.

A idealizadora do evento, a técnica de apoio pedagógico da CRE e formadora de professores, Keli Rey, disse que a ideia da mostra surgiu a partir da constatação de trabalhos realizados e projetos exitosos voltados para o estímulo da leitura em diversas escolas.

“Realizamos periodicamente um monitoramento das unidades de ensino, do que está sendo abordado de acordo com as propostas pedagógicas lançadas pela coordenadoria, e com a quantidade de projetos exitosos, pensamos nessa iniciativa para mostrar o que estamos produzindo e também incentivar ainda mais a produção nas escolas”, explicou.

A técnica acrescentou, ainda, que “a intenção é que essa primeira edição da mostra seja um pontapé inicial para mais espaços de integração e socialização”.

Ao final do evento, os estudantes receberam kits de literatura com caderno estilizado, livro infantil, caneta, lápis e borracha. Os 270 títulos distribuídos foram doados para o evento pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), por meio do programa Ondas da Leitura, e pelas editoras Ática/Scipione, FTD, Moderna e SM.

Participaram da mostra as escolas estaduais Cincinato Pinto, Júlio Auto, Jornalista Freitas Neto, Maria Rita Lyra de Almeida, Major Eduardo Emiliano da Fonseca, Prof.° Anísio Teixeira, Prof.° Sebastião da Hora, Josefa da Conceição da Costa, Rosalvo Ribeiro.