» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2013 Março Professores da rede estadual participam de oficina para orientar alunos em projetos de pesquisa
25/03/2013 - 13h29m

Ação deu início ao Seminário de Ciências do CECITE, que vai servir de base para a I Feira de Ciências do Estado de Alagoas (FECEAL)

Oficina atraiu professores de Ciências

Texto: Tayana Moura
Foto: Valdir Rocha

Professores de Ciências da Natureza e de Matemática da rede estadual de ensino participaram, na manhã desta segunda-feira (26), da oficina “Como elaborar um projeto de pesquisa”. A ação deu início ao I Seminário de Ciências, promovido pelo Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), que se estende até o mês de julho.

Ministrada pelo professor de Língua Portuguesa Robson Moura, a oficina expôs, entre outros detalhes, metodologias do projeto de pesquisa,  processo de escolha do tema, o modo como os docentes devem conduzi-lo após a escolha do projeto, tratamento da informação e a busca pelas fontes de informações.

“O seminário foi pensado de modo a dar condições aos professores para que eles trabalhem o projeto de pesquisa com os alunos, em observância ao convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Educação e Fapeal – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas, cujo objetivo é estimular a produção de pesquisa científica na rede estadual”, explica o professor.

Ainda de acordo com Robson Moura, as ações de capacitação servirão de base para as produções de pesquisas científicas selecionadas para a I Feira de Ciências do Estado de Alagoas – FECEAL, com realização prevista para o fim do ano.

Motivação - O público-alvo dos seminários é composto por professores de Ciências e Matemática dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e professores de Biologia, Física, Química e Matemática do Ensino Médio, contudo, havendo sobra de vagas, profissionais de outras áreas também poderão participar das atividades.

“Esse tipo de formação continuada destinada a nós, professores, fortalece nosso trabalho e nos dá mais motivação. Muitas vezes temos uma excelente ideia e não sabemos como desenvolvê-la”, reconhece Gláucia Esteves, professora de Biologia e técnica da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O cronograma do Seminário prevê capacitações até o mês de julho, com temáticas envolvendo ciências, matemática e tecnologia. No próximo dia 09 de abril, das 9h às 14h, a professora Margarida Maria Santos Lira profere aula sobre “Aritmética Dinâmica”. As inscrições para esta e para as demais atividades podem ser realizadas, exclusivamente, por meio do blog http://seminariociencias.blogspot.com.br/.