Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2013 Março Inscrição para o Exame Supletivo vai até a próxima terça-feira
22/03/2013 - 12h25m

Inscrição para o Exame Supletivo vai até a próxima terça-feira

Inscrição é gratuita e deve ser realizada nas CREs

Inscrição para o Exame Supletivo vai até a próxima terça-feira

Inscrições para o Exame Supletivo vão até a próxima terça-feira

Texto: Kassia Nobre 

Foto: José Demétrio

As inscrições para o Exame Supletivo 2013.1 vão até a próxima terça-feira (26). Até o momento, mais de 4 mil candidatos estão inscritos no processo seletivo destinado àqueles que não tiveram oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. 

Conforme a diretora de apoio ao desenvolvimento da Educação, Nilze Régia Moreira Cavalcante, o total de 3.152 candidatos realizaram as inscrições para o Ensino Médio e o número registrado para o Ensino Fundamental foi de 1.784 inscritos.  

A inscrição do candidato é gratuita e deve ser realizada nos nos municípios de Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Delmiro Gouveia e Rio Largo, na sede das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), no horário de 8h às 14h. Para o Ensino Fundamental, o interessado deve ter a idade mínima de 15 anos e para o Ensino Médio, deve ter a idade mínima de 18 anos. 

A Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) disponibilizou o edital do exame no link (http://www.educacao.al.gov.br/editais/editais-2013/supletivo-2013). As provas serão realizadas nos dias 18 e 19 de maio. 

 Documentação – No ato da inscrição, o candidato deve ter em mãos cópias e originais da identidade,  CPF e comprovante de residência. Já os candidatos para o Ensino Médio devem apresentar também a comprovação de conclusão do Ensino Fundamental ou declaração parcial de exames supletivos. “É importante lembrar que quem já concluiu o Ensino Fundamental e vai cursar o Ensino Médio, além desses documentos, deve apresentar comprovante de conclusão. O mesmo ocorre para quem já fez Supletivo e obteve aprovação em determinadas disciplinas”, afirma o técnico responsável pela coordenação do Exame Supletivo, Rubens Lima. 

Os cartões de inscrições estarão disponíveis no período de 04 a 12 de abril, nos polos de inscrição, no horário de 8h às 14h, ou na página da Educação na internet. Nele constará o dia, a hora e o local onde o candidato deverá prestar o exame. O candidato deverá apresentar o cartão de inscrição no dia da prova. 

Todos os inscritos, cujas inscrições tenham sido confirmadas, poderão acessar o Manual do Candidato, no endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/editais/editais-2013/supletivo-2013.  O documento contém as competências a serem avaliadas (tópicos dos assuntos das disciplinas) e os critérios de desempenho dos participantes. Os candidatos para o Ensino Fundamental serão avaliados nas disciplinas de Português e Redação; Matemática; História; Artes; Ciências; Geografia. Já os inscritos para o Ensino Médio serão avaliados nas disciplinas Português e Redação; Matemática; Artes; História; Física; Fundamentos sócio-filosóficos; Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol); Química; Biologia; Geografia.  

Pessoas privadas de liberdade – O Exame Supletivo será realizado para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa nos dias 20, 21 e 22 de maio. Só poderão realizar as inscrições os detentos e/ou internos em presídios e/ou penitenciárias e nas unidades socioeducativas localizados em Maceió e Arapiraca. A Secretaria de Educação fará as inscrições nos locais prisionais ou socioeducativos, no mesmo período – 13 a 26 de março.

Os Exames Supletivos têm o objetivo de promover a certificação de jovens e adultos para a conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 2012,  o total de 15.495 pessoas se inscreveram nas duas edições do Supletivo em Alagoas, as quais foram realizadas nos meses de junho e novembro. Para esta edição, os interessados podem obter mais informações no telefone (82) 3315-1251. 

Ações do documento