» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2013 Março Abertas as inscrições para a primeira edição dos Exames Supletivos 2013
14/03/2013 - 14h40m

Abertas as inscrições para a primeira edição dos Exames Supletivos 2013

Interessados devem procurar a Coordenadoria Regional de Educação mais próxima até 26 de março

Abertas as inscrições para a primeira edição dos Exames Supletivos 2013

Candidatos à espera de inscrição no Cepa

Texto:Bárbara Pacheco
Foto: José Demétrio

As inscrições para o Exame Supletivo 2013.1 tiveram início nesta quarta (13) nos municípios de Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Delmiro Gouveia e Rio Largo. Os interessados em participar do processo seletivo devem comparecer à  Coordenadoria Regional de Educação (CRE) mais próxima no horário de 8h às 14h até o dia 26 de março para realizar a inscrição, que é gratuita.

As provas serão realizadas nos dias 18 e 19 de maio, segundo edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 11 pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Os inscritos poderão acessar o edital e o Manual do Candidato através do endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/editais/editais-2013/supletivo-2013 para consulta sobre as competências a serem avaliadas no exame e os critérios de desempenho dos participantes.

O exame é destinado àqueles que não tiveram oportunidade ou por algum motivo não conseguiram concluir o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Para o Ensino Fundamental, o candidato deve ter a idade mínima de 15 anos e para o Ensino Médio, 18 anos.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar cópias e originais dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Aqueles que vão concluir o Ensino Médio, além desses documentos, deve ter em mãos o comprovante de conclusão do Ensino Fundamental ou declaração parcial de exames supletivos.

Para as pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medida socioeducativa, a prova será realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio. As inscrições serão realizadas pela Secretaria de Educação apenas nos presídios, penintenciárias e unidades socioeducativas locazliadas em Maceió e Arapiraca.

Em 2012,  o total de 15.495 pessoas se inscreveram nas duas edições do Supletivo em Alagoas, as quais foram realizadas nos meses de junho e novembro. Para esta edição, os interessados podem obter mais informações no telefone (82) 3315-1251.

Oportunidade – A sede da 15ªCRE, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa) foi um dos polos mais procurados pelos candidatos neste primeiro dia de inscrições. Um deles era Carlos Jorge, vendedor de 49 anos que estudou até a 7ª série do Ensino Fundamental e fez a inscrição para o exame. “É um momento de realização pessoal poder terminar os estudos. Comecei a trabalhar cedo e isso me impossibilitou de continuar estudando, mas agora com os filhos crescidos e a exigência de qualificação pelo mercado de trabalho, poderei terminar o ensino básico e cursar uma faculdade”, diz.

Já José Alexandro, de 20 anos, está há um ano sem estudar e pretende, por meio do Supletivo, terminar o Ensino Médio para cursar faculdade de medicina. “Parei no segundo ano do Ensino Médio, falta pouco para poder me formar e me dedicar ao vestibular para Medicina, esse é meu objetivo maior em relação ao Supletivo”, conta.

Cartões de inscrição -
Os cartões de inscrição com dia, hora e local onde o candidato fará a prova serão emitidos no período de 04 a 12 de abril, no horário de 8h às 14h, e estarão disponíveis nas CREs e no site da Secretaria de Educação (www.educacao.al.gov.br). O cartão deve ser apresentado pelo candidato no dia da prova.

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3
Enquete
Por quais meios você obtém informações e/ou notícias da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - SEE? Marque até duas opções.

Votos: 1140

revistaeletronica-reduc.gif