Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2013 Maio Seminário de Ciências aborda a importância da astronomia na educação
21/05/2013 - 15h05m

Seminário de Ciências aborda a importância da astronomia na educação

Quinta palestra faz parte do primeiro ciclo de atividades do evento destinado a professores da rede

Seminário de Ciências aborda a importância da astronomia na educação

Professor Adriano Aubert durante apresentação

Texto:Bárbara Pacheco

Foto: José Demétrio

O Seminário de Ciências do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) segue em continuidade com as atividades da programação do primeiro ciclo de palestras, que se estende até julho na sede do Centro, localizada no Cepa. Na manhã desta terça-feira (21), o evento, que tem como principal objetivo o estímulo de professores para melhoria do desempenho educacional, contou com a palestra “A Astronomia no ensino de Ciências e da Física”, ministrada pelo coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), Adriano Aubert.

A quinta palestra do evento abordou a história da Astronomia, como a ciência pode ajudar na aprendizagem em disciplinas da grade curricular do sistema educacional, ferramentas e atividades oferecidas pelo Observatório que podem ser utilizadas pelo professor para despertar o interesse dos alunos sobre o tema e demais temáticas que envolvem o fortalecimento da Astronomia na educação básica.

Segundo Adriano Aubert, a curiosidade e o fascínio sobre os astros, o universo e a origem da vida são inatos ao ser humano e isso é encontrado em registros de várias naturezas ao longo da história.

"O escritor Machado de Assis, por exemplo, escreveu muitas vezes sobre o deleite humano sobre as coisas do universo. Despertar o interesse dos estudantes sobre o tema não é tarefa difícil e pode se tornar ferramenta eficiente para a aprendizagens de disciplinas como física, matemática, química, biologia, geografia, a depender da abordagem do assunto”, explicou o coordenador do Observatório.

De acordo com a diretora do Cecite, Nathally Marques, o seminário surgiu da necessidade de preparação de professores para a Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal), uma das ações realizadas anualmente pelo Centro de Ciências.

“Além de incentivar os professores a participar das discussões, produzir artigos, melhorar a aprendizagem dos alunos e ampliar conhecimentos, as palestras tem como objetivo prepará-los e motivá-los a se envolver com a Feira, que acontece no final do ano”, pontuou.

O primeiro ciclo de palestras ainda contará com as palestras “Ciências e Consciência: uma articulação entre teoria e prática”, ministrada pelo professor Paulo César Costa, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e “Horta escolar X Interdisciplinaridade”, com a professora Maria Célia Aroucha, do Cecite.

O público-alvo do seminário é composto por professores de ciências e matemática dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e professores de Biologia, Física, Química e Matemática do Ensino Médio, mas outros profissionais podem participar.

As inscrições podem ser feitas através do blog do seminário, no endereço seminariociencias.blogspot.com.br.

Ações do documento