Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2013 Janeiro Ufal oferta 900 vagas de cursos de graduação à distância
21/01/2013 - 14h58m

Ufal oferta 900 vagas de cursos de graduação à distância

As vagas são destinadas a professores das redes públicas de ensino municipais e estadual que não possuem graduação

Ufal oferta 900 vagas de cursos de graduação à distância

Inscrições vão até 13/2

Texto: Tayana Moura
Foto: Divulgação

 

 

 Atendendo demandas identificadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Plataforma Freire, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) está ofertando 900 vagas de cursos de graduação na modalidade Educação à Distância (EAD). O edital do certame foi lançado na última sexta-feira (18) e prevê vagas para as áreas de Pedagogia, Letras/Espanhol, Ciências Sociais, Geografia e Sistemas de Informação em seis municípios alagoanos,  600 delas para o primeiro semestre e 300 para o segundo.

As inscrições estão abertas até o dia 13 de fevereiro e podem ser feitas no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) http://www.copeve.ufal.br/index.php?opcao=concurso&idConcurso=163 . A data da aplicação da prova está programada para o dia 17 de março.

O processo seletivo é destinado a professores das redes públicas de ensino municipais e estadual que não possuem graduação no ensino superior. Além da Capital, os cursos contemplarão os municípios de Arapiraca, Maragogi, Olho D'Água das Flores, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios.

“ Trata-se de uma excelente oportunidade para que os professores possam ingressar em um curso de nível superior e, por isso, a Secretaria de Estado da Educação está mediando o diálogo entre a Universidade e as redes de ensino para  que essa oferta seja bem divulgada. ”, explica Tereza Neuma, gerente de Gestão da Formação Inicial e Continuada.

“Inicialmente, os cursos são apenas para professores. Mas, as vagas que que não forem preenchidas podem ser destinadas à demanda social, conforme previsto no edital”, informa a gerente.

Plataforma Freire-– A Plataforma Paulo Freire é um sistema eletrônico, criado em 2009 pelo Ministério da Educação com a finalidade de realizar a gestão e acompanhamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.

Nesse sistema é publicada a relação dos cursos superiores ofertados pelas Instituições de Educação Superior (IES) para os professores da rede pública de educação básica; os professores interessados em participar dos cursos fazem sua pré-inscrição; as secretarias municipais e estaduais de educação validam a pré-inscrição dos professores de sua rede; as universidades extraem a relação de professores pré-inscritos e, após o processo seletivo, registram os alunos matriculados.

Com a reestruturação do sistema, além do registro das matrículas, as IES deverão informar a evasão; as secretarias municipais e estaduais de educação poderão informar anualmente a demanda por formação de sua rede; os fóruns terão acesso eletrônico tanto aos dados da demanda quanto das matrículas e evasão, o que permitirá a revisão anual do Planejamento Estratégico; os dados cadastrais dos professores serão filtrados diretamente da base de dados do Educacenso, de modo a otimizar os processo de validação e matrícula. Com essas e outras funcionalidades que estão sendo inseridas no sistema, espera-se que ele opere no sentido de aperfeiçoar a gestão e acompanhamento do Programa.

Confira a tabela com as ofertas de vagas no primeiro e segundo semestres

 

Polo Cursos Vagas
Arapiraca (1º)
Sistemas de Informação
Física
Letras/Espanhol
Ciências Sociais

50
50
50
50

Maceió(1º) Sistemas de Informação
Física
Letras/Espanhol
Ciências Sociais
50
50
50
25
Maragogi (1º)
Sistemas de informação
Ciências Sociais
50
25
Olho d' Água das Flores (1º)
Sistemas de Informação
Ciências Sociais
50
25

Santana do Ipanema(1º)
Física
Letras/Espanhol

25
25


Palmeira dos indios (1º)
Letras/Espanhol 25
Total (1º)
  600
Olho d'Água das Flores (2º)
Pedagogia 75
Arapiraca (2º)
Geografia 50
Maceió (2º)
Geografia
50
Palmeira dos Índios (2º)
Pedagogia
Geografia
75
50
Total (2º)
  300

 

Ações do documento