Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2013 Fevereiro Tecnologia na Educação é tema de capacitação de tutores que atuam como multiplicadores em municípios alagoanos
05/02/2013 - 10h48m

Tecnologia na Educação é tema de capacitação de tutores que atuam como multiplicadores em municípios alagoanos

Primeiro curso de uma série de três aborda Educação Digital e incentiva o uso de novas ferramentas como metodologia de ensino

Tecnologia na Educação é tema de capacitação de tutores que atuam como multiplicadores em municípios alagoanos

O tutor Samuel da Silva acredita na formação como aperfeiçoamento de metodologias de ensino

Texto: Bárbara Pacheco

Foto: José Demétrio

Tutores de municípios de Porto de Pedras, Igaci, Teotônio Vilela e Pão de Açúcar iniciaram nesta terça (05) a participação na formação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para atuarem como multiplicadores por meio do Proinfo Integrado. As aulas da capacitação “Educação Digital” começaram às 11h, no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite), e devem se estender até às 17h, com a mesma carga horária na quarta (06). Este é o primeiro curso de uma série de três que deve acontecer ao longo do ano, com temas relacionados às tecnologias aplicadas à escola e aos projetos desenvolvidos.

Segundo a coordenadora do NTE e formadora do curso, Ana Lúcia dos Santos, o primeiro momento da formação será direcionada a apresentação da nova plataforma de estudos do E-proinfo, onde os tutores conhecerão o sistema e as ferramentas de trabalho do mesmo, como o local de postagem, como fazer correções e todo o suporte online.

“Ao voltar para seus municípios, os tutores formarão turmas de 25 professores que terão aulas em laboratório de informática de uma escola polo, que deve ser escolhida pelo multiplicador. À medida que desenvolvem o conteúdo e repassam a formação que receberam, os tutores devem enviar relatórios mensais que permitem a garantia da permanência dele como bolsista do Ministério da Educação”, explicou a coordenadora.

Após a finalização deste curso, com aulas presenciais e aplicação das teorias como multiplicadores, os tutores passarão por mais duas formações que abordam os temas “Tecnologias da Educação: ensinando e aprendendo com as tecnologias de informação e comunicação” e “Elaboração de Projetos”.

Resultados – O tutor Samuel Marcos da Silva, de Porto de Pedras, disse que já formou sete turmas desde 2009, quando começou a atuar como multiplicador a partir de um edital da SEE.

“Tinha professor que não sabia nem ligar o computador, fazer pesquisa, e hoje consegue ter estímulo com as facilidades encontradas e para inovar a metodologia de ensino. Eu acho que esse trabalho é muito importante para a formação de educadores, para que consigam se atualizar em relação aos avanços da tecnologia, acompanhar a sociedade e trazer a aplicação dessas novas ferramentas para a escola”, contou.


Ações do documento