Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2013 Abril Professores de matemática participam de capacitação
09/04/2013 - 16h49m

Professores de matemática participam de capacitação

Atividade é parte da programação do I Seminário de Ciências do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite)

Professores de matemática participam de capacitação

Professora Margarida ministra oficina

Texto: Tayana Moura
Foto: José Demétrio


Professores de matemática das redes estadual e municipal participaram, nesta terça-feira (09), da oficina de Aritmética Dinâmica, ministrada pela professora Margarida Lira. A atividade é parte da programação do I Seminário de Ciências do Centro de Ciências e Tecnologia da Educação (Cecite) e foi realizada na sede da unidade, localizada no Centro de Pesquisas Aplicadas (Cepa).

A oficina levou aos participantes noções de desenvolvimento do raciocínio lógico a partir da matemática e suas aplicações. Abordou também a utilização do lúdico e a construção de objetos didáticos que aprimoram a aritmética; espaço e forma; grandezas e medidas; o tratamento da informação com noções básicas de estatística; e a construção da sucatoteca com materiais de fácil acesso, como papelão e espeto de churrasco.

De acordo com a facilitadora da oficina, Margarida Lira, professora de matemática e coordenadora do Laboratório de Matemática do Cecite, os conhecimentos podem ser facilmente empregados com estudantes de anos iniciais, finais e os do ensino médio. “Essas aplicações fortalecem todo o contexto de sala de aula e ajudam a promover a intelectualidade do professor, além de contribuir para com seu crescimento pedagógico. São elementos fundamentais para a construção para uma aprendizagem significativa e lúdica”, destaca Margarida.

Os professores presentes à oficina também receberam explicações acerca da correta utilização de  instrumentos que compõem os laboratórios de matemática, como tangram, ábaco, material dourado, blocos lógicos, torre de Hanói, Triminós, tetraminós e pentaminós.

Weriton Lima, professor de matemática da Escola Estadual Afrânio Lages, que tomou conhecimento sobre o curso por meio do blog do Seminário de Ciências, encara a atividade como uma boa oportunidade para levar aulas mais dinamizadas aos alunos.
“Qualquer novo aprendizado é sempre muito bem-vindo. Por exemplo, com essa ação nos foi dada a possibilidade de ver novas aplicações para instrumentos que antes  utilizávamos de um único jeito”, reconheceu.

I Seminário de Ciências - Essa e as outras ações de capacitação do I Seminário de Ciências, que ocorrem até o mês de julho, servirão de base para as produções de pesquisas científicas selecionadas para a I Feira de Ciências do Estado de Alagoas – FECEAL, com realização prevista para o fim do ano.

O público-alvo dos seminários é composto por professores de Ciências e Matemática dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e professores de Biologia, Física, Química e Matemática do Ensino Médio, contudo, havendo sobra de vagas, profissionais de outras áreas também poderão participar das atividades.

A próxima capacitação do seminário será oficina sobre a importância da tecnologia na educação, ministrada pelo professora Malba Santos no dia 30 de abril a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas pelo blog http://seminariociencias.blogspot.com.br, onde também se encontram mais informações sobre o cronograma de capacitações até o mês de julho, com temáticas envolvendo ciências, matemática e tecnologia.

Ações do documento