» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2012 Setembro Alunos do Cepa participam de gincana sobre importância da conservação do meio ambiente
27/09/2012 - 17h18m

Oficinas, exposições, apresentações culturais e passeio em catamarã estão entre as atividades que serão desenvolvidas com as equipes de estudantes.

Márcia Dantas ressalta a importância de eventos ambientais

Texto: Ascom SEE

Foto: Valdir Rocha

Sustentabilidade, reciclagem e consciência ambiental são alguns dos focos de uma ação realizada pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) junto a alunos da rede pública durante o próximo final de semana. “Domingo com o IMA – O meio ambiente começa com a gente!” levará estudantes do 9º ano da Escola Estadual Maria José Loureiro, localizada no Cepa, a uma experiência prática de contato com a natureza e importância de sua preservação.

As atividades seguem das 8h as 15h, no próximo dia 30 de setembro, na orla da Pajuçara, local onde tendas estarão montadas e mais de 300 estudantes, sendo 48 da escola Maria José Loureiro, irão participar de exposições, oficinas, apresentações culturais, exercícios e uma gincana ambiental.

Os alunos seguirão de ônibus até a praia, sob a coordenação de professores da própria escola, que auxiliarão o desenvolvimento das atividades educativas, numa parceria entre IMA, Instituto Biota, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Batalhão de Polícia Ambiental.

De acordo com a professora de Biologia da Escola Maria José Loureiro, Sílvia Fernanda Cavalcanti, a atividade prática auxilia e complementa os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A docente explica ainda que durante toda a semana que antecede a gincana, os alunos receberam orientações sobre os rios de Alagoas, sua importância, estado de conservação; conhecimentos estes que serão cobrados em exercícios durante a gincana.

“Foi uma semana de atividades escolares relacionadas ao tema para que todos conheçam ainda mais quais os rios que temos em nosso estado e suas particularidades. Uma aula de campo como esta é sempre importante, já que agrega uma nova experiência aos estudantes”, colocou a professora.

Ela acrescentou também que dentro da programação, os alunos irão realizar um passeio a bordo do barco-escola, um catamarã, com duração de 30 minutos, na enseada de Pajuçara, tudo sob a coordenação de biólogos. “Participar de uma gincana é sempre interessante para qualquer aluno. Ao final, eles irão preparar um relatório sobre as novas descobertas e o que mais admirou nas atividades. Será uma experiência diferente para todos eles”, garantiu Sílvia Fernanda.

Dentro da gincana, os grupos irão realizar apresentações com duração máxima de 15 minutos relacionadas ao tema utilizando cartazes, paródias, músicas ou teatro. Eles também deverão levar garrafas, pilhas, baterias, chapas de raio X e óleo de cozinha, onde cada objeto utilizado em reciclagem contará pontos na gincana. A premiação para a equipe vencedora será um passeio no Barco Escola do IMA, no Complexo Estuarino Lagunar, Mundaú e Manguaba.

Para a coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Márcia Vieira Dantas, a participação no evento só constata o comprometimento da escola em orientar e conscientizar os estudantes da importância da sustentabilidade e ações de preservação do meio ambiente.

“Cada um poderá valorizar, aprender a preservar, conservar o patrimônio e receber orientações imprescindíveis na questão do momento que é a sustentabilidade”, finalizou.