Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2012 Junho Inscrições para cursos gratuitos do Pronatec são prorrogadas até o dia 18 de julho
28/06/2012 - 06h25m

Inscrições para cursos gratuitos do Pronatec são prorrogadas até o dia 18 de julho

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é direcionado para estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública estadual; pré-matrículas podem ser feitas na própria escola

Inscrições para cursos gratuitos do Pronatec são prorrogadas até o dia 18 de julho

Alunos podem receber qualificação profissional por meio do Pronatec

Texto: Kassia Nobre   

Foto: Valdir Rocha

As inscrições para os cursos gratuitos de qualificação (formação continuada) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foram prorrogadas até o dia 18 de julho. Os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede pública estadual da capital e do interior podem realizar a pré-matrícula na própria instituição de ensino com os seus diretores escolares e, posteriormente, fazem as matrículas nas unidades parceiras da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE). Para isso, deve ter em mãos: declaração que é matriculado na escola estadual; comprovante da pré-matrícula; CPF ou CPF da mãe (para o menor de idade). 

Conforme o diretor da educação profissional da SEE, José Barbosa Neto, alguns cursos já iniciam suas atividades a partir de 07 de julho. “A SEE decidiu manter abertas as inscrições para que mais alunos possam participar do programa e garantir a qualificação profissional para o mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Médio”, afirma Barbosa. A aula inaugural do Pronatec será realizada no dia 23 de julho. “A aula inaugural servirá para que os alunos conheçam os cursos ofertados pelo programa. Cada instituição parceira irá expor suas atividades”, complementa o diretor profissional da SEE. 

 
O Pronatec ofertará 14 mil vagas distribuídas nos 244 cursos de diversos eixos educacionais como construção civil, informática, saúde, gestão e logística entre outros para a capacitação dos alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio para o mercado de trabalho. Os cursos serão ofertados para todas as escolas da capital e do interior. Os alunos matriculados terão direito ao transporte, bolsa alimentação e seguro para os cursos que necessitem. 
 
O Pronatec em Alagoas contará com as instituições parceiras: Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senai), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

Uma ação do Governo Federal, o Pronatec tem o objetivo de expandir a oferta da Educação Profissional em todo o país. Em Alagoas, o programa é coordenado pela SEE.

Opções de cursos aqui!

Ações do documento

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3
Enquete
Por quais meios você obtém informações e/ou notícias da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - SEE? Marque até duas opções.









Votos: 1139

revistaeletronica-reduc.gif

SAGEAL-Propostas-Logomarca

informacoes-enem.jpg

educacao-dengue.jpg

observatorio-astronomico.jpg