» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2012 Junho Escola estadual em tempo integral melhora o desempenho dos alunos
27/06/2012 - 17h28m

Escola estadual em tempo integral melhora o desempenho dos alunos

Escola Carlos Lyra, em São José da Laje, é referência e tem conseguido reduzir a evasão

Escola estadual em tempo integral melhora o desempenho dos alunos

Alunos tem acompanhamento pedagógico

Texto: Ronaldo Lima

Foto: Valdir Rocha

Graças à iniciativa do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, em parceria com escolas da rede pública, e ao comprometimento da direção e dos professores, um novo sistema está possibilitando a permanência de 120 alunos da Escola Estadual Carlos Lyra, em São José da Laje, em tempo integral e a melhoria no desempenho de aprendizagem da turma.

A boa notícia foi revelada pela diretora da escola, Nadieje Cardoso, e pela coordenadora pedagógica Maryane Cardoso, após avaliação dos três primeiros meses de implantação do programa na unidade, que faz parte da 7ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE).

O “Mais Educação” é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O programa atua com três focos: prolongar o tempo de permanência dos estudantes na escola, aumentar o espaço utilizado para a educação – com a utilização de ambientes da comunidade e do bairro – e trazer mais atores sociais para dentro das escolas.

O sucesso na melhoria do desempenho dos alunos na Escola Estadual Carlos Lyra, como explica a diretora Nadieje Cardoso, está nas atividades desenvolvidas em oficinas de matemática, letramento, dança, futsal e banda fanfarra. “Constatamos, em menos de três meses, melhoria no rendimento dos alunos, tanto em matemática como na interpretação de texto”, comemora Nadieje.

Alisson Henrique de Melo, 14 anos de idade e aluno do 8º ano, que apresentava certa dificuldade de aprendizado nas aulas de matemática, reconhece que as oficinas têm ajudado muito em suas atividades. “Pelo conteúdo repassado pelo professor, venho aprendendo cada vez mais e tenho superado minhas deficiências no cálculo”.

Como ressalta Elton Augusto, professor da Oficina de Matemática, todo o conteúdo aplicado nas atividades, como figuras geométricas, visa a identificar as dificuldades de cada aluno para sanar os problemas. “A dinâmica que nós aplicamos, com várias formas de figuras e sua variedade de criação, têm surtido efeito e os alunos estão aprendendo com mais rapidez”.

Durante as aulas do Programa Tempo Integral, os alunos da Escola Estadual Carlos Lyra, como informa a coordenadora pedagógica Maryane Cardoso, desenvolvem atividades, como leitura de diversos gêneros textuais, interpretação e produção de texto, dentro da Oficina de Letramento. “Trabalhamos com os alunos utilizando, sobretudo, jornais, revistas e livros de literatura”.

Objetivando trabalhar postura e disciplina dos alunos, a direção da escola tem desenvolvido também recreação e danças de todos os estilos, a prática de esporte na modalidade futsal e a utilização de aulas teóricas e práticas de instrumentos musicais, além da confecção de instrumentos de percussão com material reciclável.

“Todas as atividades desenvolvidas na escola visam a transmitir aos alunos o senso de disciplina, responsabilidade, integração e melhor qualidade de vida, principalmente para os que vivem em áreas de risco e vulnerabilidade social”, assegura Nadieje Cardoso, diretora da Escola Estadual Carlos Lyra.

banner_lai+sic_LATERAL-A-PLONE3
banner_lai+sic_LATERAL-B-PLONE3

banner_GERAL_LATERAL_sic-plone3
Enquete
Por quais meios você obtém informações e/ou notícias da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - SEE? Marque até duas opções.

Votos: 1136

revistaeletronica-reduc.gif