» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2012 Julho Secretaria da Educação publica edital do processo seletivo de monitores
19/07/2012 - 11h45m

Secretaria da Educação publica edital do processo seletivo de monitores

Inscrições são gratuitas e vão até o dia 10 de agosto; provas serão aplicadas no dia 09 de setembro

Secretaria da Educação publica edital do processo seletivo de monitores

Tereza Melo diz que contratação vai suprir carências da rede

Texto: Tayana Moura

Foto: Valdir Rocha

O edital com as etapas do processo seletivo para contratação de monitores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (19). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de agosto, exclusivamente pelo site www.copeve.ufal.br, onde também encontra-se disponibilizado o edital do certame.

As provas, programadas para o dia 09 de setembro, serão aplicadas  pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), por meio da Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE). O processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e será realizado em etapa única constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

No ato da inscrição, o candidato deve optar pelo cargo, pelo local onde realizará a prova (Maceió, Arapiraca ou Santana do Ipanema) e informar a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de interesse. O aprovado poderá ser designado para atuar no município sede ou qualquer município pertencente à área de abrangência da CRE escolhida durante a inscrição.

O cartão de inscrição com as informações referentes à data e ao local da prova estará disponível no site da COPEVE a partir do dia 03 de setembro.

A prova -  A prova objetiva, com três horas de duração, será constituída de 50 questões para todos os cargos, distribuídas em 15 questões de português, 10 questões de raciocínio lógico e 25 questões específicas do cargo.

O candidato deve apresentar-se no local e hora descritos no cartão de inscrição, munido de caneta esferográfica azul ou preta, cartão de inscrição e e documento oficial de identidade.

O gabarito oficial será disponibilizado após a realização da prova, ainda no dia 09 de setembro. A divulgação do resultado final está programada para o dia 08 de outubro.

Contratação e Jornada de Trabalho - Os aprovados serão contratados por tempo indeterminado, de acordo com a necessidade identificada pela SEE. O período máximo de duração do contrato é de 24 meses.

A jornada de trabalho dos contratados será de 20 horas semanais para os classificados nos Anos Iniciais e até 40 horas semanais para os que atuarão com disciplinas dos Anos Finais e Ensino Médio.

Tereza Melo, presidente da comissão organizadora do processo seletivo, afirma que a contratação temporária de monitores vai suprir as carências existentes na rede estadual de ensino, nas diversas áreas do conhecimento.

“É uma preocupação permanente da Secretaria de Educação investir na melhoria  da qualidade do processo ensino-aprendizagem, bem como na valorização dos profissionais da educação”, ressalta Tereza.

Vagas para deficientes – Candidatos portadores de deficiência ou condições especias direito a 5% das vagas disponibilizadas no certame. Ao se inscrever, o candidato com deficiência deve indicar a espécie e o grau ou nível da deficiência.