Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2012 Agosto Projeto estimula leitura e escrita de alunos em Jundiá
05/08/2012 - 12h10m

Projeto estimula leitura e escrita de alunos em Jundiá

“Na Onda da Leitura” foi um dos selecionados pelo Programa Missão Pedagógica do Congresso Nacional

Projeto estimula leitura e escrita de alunos em Jundiá

Professora Valéria em atividade em sala de aula

Texto: Ronaldo Lima

Foto: Valdir Rocha

Aguçar no aluno o gosto pela leitura e conduzi-los para melhor engajar-se na sociedade em que estão inseridos dentro da Língua Portuguesa e desenvolver a leitura para ampliar a prática constante do saber por meio da aprendizagem. Estes são os propósitos do Projeto na Onda da Leitura, que vem sendo ministrado pela Escola Estadual Delmo Ferreira, em Jundiá. Selecionado pelo Programa Missão Pedagógica do Congresso Nacional, o projeto, coordenado pela  professora Valéria Oliveira Lins, será apresentado no dia 24 de agosto, em Brasília.

A ação vem conseguindo alcançar seu objetivo e o resultado entre os alunos é surpreendente, principalmente pelas estratégias e metodologias aplicadas em sala de aula. “Este projeto possibilitou um dinamismo no trabalho escolar, principalmente no ensino fundamental, tendo como base a vivência da leitura e escrita com os livros de Ziraldo e seus amigos”, comemora a professora de Língua Portuguesa.

Natan da Silva Leite, aluno do 9º ano, sempre foi aplicado na leitura, mas reconhece que sentia certa dificuldade com a escrita. Hoje, graças ao ‘Projeto na Onda da Leitura’, sua realidade é outra e já tem destaque entre seus colegas de sala. “Por meio do projeto da professora Valéria recebi mais estímulo na leitura e na escrita e consegui superar minhas deficiências em sala de aula”, destaca Natan.

Para a aluna Larissa Oliveira, o projeto desenvolvido pela escola só trouxe benefícios para todas as turmas e vem servindo de enriquecimento para ampliar a diversidade que a temática expõe com os livros. “Cada vez mais tenho mim dedicado e aprofundando com os textos e ganhando conhecimentos que servirão para minha formação”. 

Resultados-Em agosto de 2011, em sua primeira fase, o projeto, teve como propostas apresentar metodologias diversificadas e as diferentes estratégias para serem trabalhadas na sala de aula. Utilizou-se em cada turma os diferentes suportes textuais, com os livros de Ziraldo e seus amigos de acordo com o nível. 

A professora Valéria destaca ainda que os suportes foram abordados em todas as turmas do ensino fundamental, tendo como foco a construção dos textos produzidos pela comunidade escolar. “Devemos ressaltar que a realização desse projeto promoveu a integração dos conteúdos disciplinares, pois ensinar a ler e a escrever é um compromisso de todos os educadores”. 

Desde a implantação do Projeto ‘Na Onda da Leitura’ na Escola Estadual Delmo Ferreira em Jundiá, a direção percebeu uma maior freqüência dos alunos na Sala de Leitura, principalmente nos intervalos, bem como nos horários de folga dos estudantes tanto para leitura como para pesquisas.

 

 

 

 
Ações do documento