» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2012 Abril Secretaria Estadual de Educação promove Semana dos Povos Indígenas
17/04/2012 - 09h52m

Secretaria Estadual de Educação promove Semana dos Povos Indígenas

Ação acontece no auditório do Cesmac \ antigo colégio Guido, no bairro do Farol

Secretaria Estadual de Educação promove Semana dos Povos Indígenas

Semana dos Povos Indígenas acontece no auditório do Cesmac / antigo colégio Guido

Ascom SEE

Fotos: Valdir Rocha

Professores indígenas e não indígenas participam da Semana dos Povos Indígenas, iniciativa da Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE), para a comemoração do dia 19 de abril (dia do índio). A programação do evento conta com o curso de formação: A História e as Culturas Indígenas no Brasil e em Alagoas, que teve início nesta segunda-feira (16) e segue até a próxima sexta-feira (20).

Nesta terça-feira (17), o evento contou com a palestra: Os povos indígenas e o ensino: as exigências e desafios da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena no Ensino Fundamental e Médio, nas escolas públicas e privadas. O professor e palestrante, Cícero Pereira, ressaltou a importância do evento como mais um espaço destinado à contribuição dos professores indígenas para a educação do estado. “O ensino da cultura indígena é nosso dever, mas ainda enfrentamos barreiras para a sua execução. Este evento é mais uma iniciativa importante para o cumprimento da Lei”, ressalta Cícero.

Segundo o técnico pedagógico da SEE, Zezito de Araújo, a participação efetiva dos professores no evento demonstra o envolvimento deles com a temática indígena. “Os profissionais indígenas ou não têm vontade de conhecer as questões da área até para a aplicação nas suas comunidades”, afirma.

Para a professora indígena Cremilda Wassu, que acompanha o evento, a discussão é importante e gera troca de informações entre os profissionais que vivem o dia a dia nas comunidades indígenas. “Cada professor expõe um pouco da sua vivência na sua comunidade e podemos trocar experiências para desenvolvemos atividades nas escolas”, explica a professora.

Programação – A programação do Curso de Formação: os povos indígenas na história de Alagoas e do Brasil – demandas sociais, mobilizações e políticas públicas continua nesta quarta-feira, dia 18, com a palestra: “Educação escolar indígena e ensino superior indígena no Nordeste: avanços e perspectivas”. À tarde, às 14h, haverá exibição de filmes e a realização de debates.

Na quinta-feira, dia 19, às 8h da manhã, será ministrada a palestra “Lecionando história indígena: discutindo uma experiência”. À tarde, a partir das 14h, haverá debates e a exibição de filmes. Na sexta-feira, dia 20, às 8h, será realizada a conferência de encerramento com o tema “Os índios na história do Brasil”. Mais informações dessa ação podem ser obtidas pelo telefone 3315 – 1216.