» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Notícias 2010 12 Educação abre inscrição para alfabetizadores de Educação de Jovens e Adultos
03/01/2011 - 11h10m

Educação abre inscrição para alfabetizadores de Educação de Jovens e Adultos

Inscrições acontecem nas sedes de 14 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e visam atender demanda temporal

Ana Paula Lins

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vai promover uma seleção de alfabetizadores da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atuarem no programa Viajando pelo Saber. As inscrições começam na próxima segunda-feira (dia 3) e prosseguem até o dia 7 nos municípios de Maceió, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Viçosa, Arapiraca, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo, Piranhas e Rio Largo. As inscrições acontecem das 8h às 17h em 14 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e o edital do processo seletivo foi publicado esta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado bem como no site da SEE (www.educacao.al.gov.br).

Serão ofertadas vagas para professor (a) alfabetizador (a); professor (a) alfabetizador (a) tradutor (a) intérprete da língua brasileira de sinais; professor (a) alfabetizador (a) com formação em EJA e alfabetizador (a) de apoio pedagógico. Os requisitos para a inscrição são idade mínima de 18 anos, naturalidade brasileira, ausência de vínculo empregatício no serviço público municipal, estadual ou federal, aptidão física e mental, estar quite com as obrigações eleitorais e militares e possuir formação de magistério a nível médio, graduação em pedagogia ou normal superior.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar a ficha de inscrição preenchida, cópia da carteira de Identidade autenticada, declaração de não acumulação de cargos e cópia dos títulos de escolaridade autenticados.

Também serão solicitados documentos que comprovem a certificação em pró-libras (ou equivalente) e Educação Especial, além da licenciatura, especialização e experiência comprovada em EJA ou Educação Especial.

Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas com Gerência de Educação de Jovens e Adultos da SEE pelos telefones 3315 1274/3315 1280 com o técnico pedagógico Leilson Oliveira.

Combate ao analfabetismo – A seleção de alfabetizadores do programa Viajando Pelo Saber atende a uma demanda temporal e a contratação dos profissionais também será provisória. Os alfabetizadores contratados não atuarão em escolas da rede estadual, mas em espaços alternativos de educação disponibilizados pelas CRES em parceria com organizações não governamentais (ONG´s), empresas privadas e de construção civil e igrejas.

A Superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Ângela Costa, conta que o programa faz parte de uma grande política a ser desenvolvida pelo Governo de Alagoas no combate aos índices de analfabetismo do estado, atendendo ao Plano Estadual de Educação e ao Programa Geração Saber.

“O programa visa dar continuidade à escolarização de estudantes egressos de turmas de EJA, pois assim que concluem o curso de alfabetização, muitos deles acabam abandonando os estudos. Neste processo, pretendemos fazer com que eles continuem estudando para, futuramente, inseri-los nas escolas públicas da rede”, explica Ângela Costa.

Locais de inscrição: As inscrições dos monitores do Programa Viajando pelo Saber acontecem das 8h às 17h nos seguintes endereços:

Maceió:  1ª CRE -  Rua Melo Morais, n° 426 – Centro – 3315 – 1202;  13ª CRE-  Rua Epaminondas Gracindo, n° 238 – Pajuçara –3315 – 3926; 14ª CRE - Rua Dr. Azevedo Filho, n° 08 – Pinheiro– 3315 – 4776

São Miguel dos Campos: 2ª CRE - Rua Barão de Jequiá, n° 121 – Centro, 3271 – 1351

Palmeira dos Índios: 3ª CRE - Rua Manoel Orígenes, n° 90- 3421 – 2501

Viçosa: 4ª CRE - Rua Clodoaldo da Fonseca, n° 61 –3283 – 1641

Arapiraca: 5ª CRE - Rua João Ribeiro Lima, s/n, Centro, 3522-1729;

Santana do Ipanema: 6ª CRE-  Avenida Dr. Otavio Cabral, n° 633 – 3621 – 3927]

União dos Palmares: 7ª CRE -  Avenida Monsenhor Clovis Duarte de Barros, s/n 3281 – 2562

Pão de Açúcar: 8ª CRE - Avenida Maestro Monoelito Bezerra Lima, n° 803 - 3624 – 1863

Penedo: 9ª CRE  - Pça. Clementino Dumont, n° 379 – Centro– 3551 – 2545