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01/06/2010 - 20h25m

Resultado do Provinha Brasil 2009 apresenta desempenho satisfatório das escolas do Estado

De acordo com o relatório da avaliação, houve evolução na aprendizagem dos alunos da alfabetização

Ricardo Rodrigues  

O desempenho dos alunos do ensino fundamental, avaliados pela segunda etapa da Provinha Brasil 2009, foi considerado satisfatório. Ou seja, houve uma evolução no nível de aprendizagem dos alunos na maioria das escolas avaliadas. O resultado do levantamento foi apresentado esta semana pela Gerência de Avaliação do Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

De acordo com relatório, no final de 2009 foi registrada uma evolução no nível de aprendizagem dos alunos das escolas gerenciadas por 9 das 14 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), em comparação com a avaliação realizada no início do ano. Nas outras 5 CREs, o desempenho dos alunos ficou dentro da média, mas não apresentou evolução no transcorrer do ano letivo.

“Esse diagnóstico serve de base para tomadas de decisões que melhorem ainda mais o nível de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental”, afirma Maria de Fátima Santos de Lima, gerente de Avaliação do Sistema Educacional. “Por isso, o resultado final do relatório da Provinha Brasil será objeto de discussão com todas as Coordenadorias Regionais de Educação”, acrescentou Maria de Fátima.

Segundo ela, a Provinha Brasil é um instrumento elaborado pelo Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), com a finalidade de avaliar a aprendizagem dos alunos e traçar um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças. A avaliação é feita a partir dos dados coletados no início do ano, em comparação com o desempenho dos alunos na Provinha Brasil aplicada no final do ano.

ACIMA DA MÉDIA

Das 15 Coordenadorias Regionais, apenas a 6ª CRE não repassou as informações sobre o levantamento à Gerência de Avaliação da Secretaria, em 2009. A segunda etapa de 2009 da Provinha Brasil foi realizada em dezembro, em 137 escolas e atingiu 4.342 alunos. “Do total de coordenadorias, 13 apresentaram rendimentos do alunado dentro da média e duas tiveram avaliação acima da média”, destacou Maria de Fátima.

“Essa análise é baseada nos instrumentos fornecidos pelo INEP, levando em consideração a aprendizagem dos alunos com relação à apropriação do sistema de escrita, leitura e compreensão de texto”, explicou o professor Ademir Oliveira, responsável pela revisão do relatório. Tanto na primeira como na segunda etapa do Provinha, foram aplicadas 24 questões de múltipla escolha, cada uma com quatro opções de resposta.

“De modo geral, a avaliação indica um nível de desempenho considerado satisfatório”, destacou Oliveira. Segundo ele, a maioria dos alunos avaliados na segunda etapa encontra-se no nível 3, de uma escala de 1 a 5. “Este desempenho médio corresponde a 86% das CREs, enquanto 14% delas registram nível 4, mas não foi registrado nenhum desempenho abaixo ou no topo da média”, acrescentou.

O que chama atenção é o desempenho dos alunos de algumas escolas rurais, que apresentaram desempenho melhor do que os colegas da zona urbana. “Podemos destacar o resultado da 3ª CRE, que teve três escolas, duas delas na zona rural, que conquistaram o nível 5”, adiantou Oliveira, acrescentando que uma dessas escolas fica em área indígena, na Mata da Cafurna, em Palmeira dos Índios.

 

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