Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Comunicação Sala de Imprensa Desfile homenageia mulheres alagoanas
09/09/2011 - 14h02m

Desfile homenageia mulheres alagoanas

Reunião nesta sexta-feira (9) definiu os últimos preparativos do evento, como trajeto, número de participantes e estrutura montada

Desfile homenageia mulheres alagoanas

Reunião na SEE entre membros das CREs e a SUGER

Pollyanne Costa

Foto: Valdir Rocha

Dezessete mulheres alagoanas serão homenageadas durante o desfile cívico dos 194 anos  da emancipação política do estado, comemorado no dia 16.  Na manhã desta sexta-feira (9) uma reunião na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) entre os membros das 15 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e servidores da Superintendência de Gestão de Rede Estadual de Ensino (Suger) definiu os últimos preparativos para o desfile cívico, a exemplo  do trajeto do desfile,  estrutura montada para atender os participantes, como também a segurança da região onde ocorrerá o evento. 

As atividades começam às 15h, com uma queima de fogos em frente ao Clube Fênix Alagoana, na Avenida da Paz. A partir daí, as escolas percorrem as ruas do bairro de Jaraguá até chegarem ao Memorial da República, quando está previsto o encerramento do desfile, às 17h30. O evento contará com a presença de 1200 alunos das redes estadual, municipal e particular, com 16 bandas fanfarra organizadas entre os 22 pelotões que compõem o desfile. Haverá ainda a distribuição de um encarte que relata um breve histórico das homenageadas. 

Cada uma das 15 CREs e os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial será responsável por representar uma personalidade feminina,desenvolvendo trabalhos nas escolas para realizar a homenagem. De acordo com Ângela Costa, superintendente de Gestão da Rede Estadual, o desfile representa o reconhecimento da mulher alagoana. “Faremos uma grande homenagem às mulheres de Alagoas, que são guerreiras e, como tantas outras, sofreram preconceito e mesmo assim conseguiram mostrar sua força e diariamente impõem seu valor”, frisa. 

Mulheres em destaque 

As mulheres que serão homenageadas durante o desfile são: Joana Santos da Silva, marisqueira de Maceió; Nair da Bertina, criadora e brincante da Taieira, que é um folguedo alagoano; Djanira Santos Silva, professora; Maria Ivone Loureiro, professora; Isabel Torres de Oliveira, professora; Marta Vieira da Silva, jogadora de futebol; Irinéia Rosa Nunes da Silva, artesã do Muquem, Maria Carmelita de Melo Machado, professora; Lúcia Regueira Lucena, professora; Maria Margarida Pugliesi, professora; Cacilda Damasceno Freitas, tabeliã e escrivã; Iete melo Mathias, professora, Percina de Assis dos Santos, boleira; Hilda Maria da Silva, mestra de folguedo; Cleonice Barros de Lima, professora; Marinaide Lima de Queiroz Freitas, professora; Marcionila Verçosa do Rêgo, professora.

 

 

Ações do documento