Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Alagoas Mobiliza

Folder Apresentação
SISTEMA ALAGOAS MOBILIZA O Sistema Alagoas Mobiliza começou a ser estruturado a partir de um projeto piloto, desenvolvido em 2013 com a adesão de 86 (Semeds) municípios, através das 15 CREs. Utilizou-se um blog (http://alagoasmobiliza.blogspot.com.br/), no qual constavam toda a metodologia e informações, orientadas pelos técnicos da SUPED – SEE/AL. Ao mesmo tempo a SEE/AL solicitou ao ITEC/AL o desenvolvimento do sistema computacional que compatibilizasse o processo adotado pelo Alagoas Mobiliza. O qual ficou pronto no segundo semestre de 2014, esperando que a SEE/AL sinalizasse sua implantação.
Folder O que é o Sistema Alagoas Mobiliza?
É um sistema computacional online (http://alagoasmobiliza.educacao.al.gov.br/) desenvolvido pelo ITEC/AL, sob a orientação dos técnicos da SUPED –SEE/AL, para gestão pedagógica das escolas, que possibilita ao coordenador pedagógico um efetivo acompanhamento/monitoramento do planejamento dos docentes. A partir deste sistema, os gestores da educação podem visualizar a produção dos envolvidos. O Sistema Alagoas Mobiliza, ainda permite a construção de uma rede de aprendizagem colaborativa, uma vez que, as Sequencias Didáticas construídas pelos docentes compõem um Banco de Sequência Didática (BSD), que fica disponível para todos os docentes de Alagoas. Importante salientar que, o sistema permite uma articulação entre as redes públicas de ensino de Alagoas. Por fim, o sistema desencadeia uma série de ações voltadas para a melhoria da qualidade da gestão pedagógica das escolas de Alagoas.
Folder Qual o objetivo do Sistema Alagoas Mobiliza?
Consolidar uma ferramenta de GESTÃO PEDAGÓGICA nas Escolas, possibilitando a SEE/AL, CREs, Semeds (Municípios), Escolas e docentes a efetivação do acompanhamento pedagógico.
Page É importante um sistema de acompanhamento pedagógico para melhorar o IDEB?
 
Folder Qual o público alvo e as articulações de gestores de educação?
O sistema Alagoas Mobiliza está pronto para rodar com todos os Componentes Curriculares (Língua Portuguesa, Matemática, Filosofia, Geografia, etc) contudo este ano acontecerão as avaliações externas prova Brasil / SAEB, o que motivou a SEE/AL definir Língua Portuguesa e Matemática como foco, assim, caracteriza-se como público alvo os docentes do 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, de Língua Portuguesa e Matemática e, principalmente, os COORDENADORES PEDAGÓGICOS das escolas. Em relação a gestão do Sistema Alagoas Mobiliza, os técnicos da SEE, da CRE e das SEMEDS são responsáveis pelos cadastro, monitoramento, avaliação e emissão de relatórios.
Folder 5. Como a SEE/AL coordena as ações do Sistema Alagoas Mobiliza?
A partir da Comissão Central da SEE/AL, formada por servidores da SUPED, SUGES, SUGER e do ITEC/AL, relacionados abaixo e sob a coordenação do primeiro: I. Ricardo Lisboa Martins, matrícula nº 9.864.805-5 – SUPED; II. Edvaldo Albuquerque dos Santos, matrícula nº 97.918-6 – SUPED; III. Ilson Barboza Leão Júnior, matrícula nº 98.647.920 - SUPED IV. Ana Márcia Cardoso, matrícula nº 80.378-2 - SUPED V. Ademir da Silva Oliveira, matrícula nº 80.340-4 - SUPED VI. Cheila Francett Bezerra Silva de Vasconcelos, matrícula nº 139-2 - SUGES VII. Wilson Jacinto da Silva, matrícula nº 826.844-4 - SUGES VIII. Tereza Neuma Barbosa de Oliveira, matrícula nº 66.515-7 - SUGES IX. Maria Luciana Leão Ciríaco, matrícula nº 84177-3 - SUGES X. Altair Lopes Soares, matrícula nº 826818-5 - SUGER XI. José Flávio Tenório de Oliveira, matrícula nº 9.865.897-2 - SUGER XII. Dileusa Maria Costa Ferro, matrícula nº 825.690-0 - SUGER XIII. Antônio Daniel Marinho Ribeiro, matrícula nº 42.388-2 - SUGER XIV. Diogo Vieira Buíque, RG nº 2000003042337 SSP/-AL - ITEC/AL XV. Willian Bruno Gomes Alves, RG nº 99001199594 - SSP-AL- ITEC/AL
Page 6. Como é a metodologia de acompanhamento pedagógico desenvolvido pelo coordenador pedagógico e docente da Escola?
 
Page Quais atribuições das CREs, SEMEDs, Coordenador Pedagógico e docente?
 
Folder Todas as escolas participarão deste processo?
Todas as escolas da rede estadual são convocadas para esta importante mobilização pela educação de Alagoas, contudo as escolas municipais poderão participar se as Semeds (Municípios) fizerem a adesão, mediante lançamento da portaria da SEE/AL.
Folder As CREs, as SEMEDs e escolas poderão desenvolver ações para a formação continuada dos docentes e preparação dos estudantes?
Todas as ações da SEE/AL, CREs, Semeds e Escolas deverão convergir para o melhoramento das condições de ensino, formação de docentes e uma aprendizagem de qualidade. Portanto, são bem-vindas as ações, desenvolvidas em quaisquer das instancias administrativas, que possam contribuir com o sistema.
Folder Como fica a participação da comunidade escolar?
A comunidade escolar (pais, estudantes, funcionários e servidores) será convidada a refletir sobre a nota do IDEB, o que implica a essa nota, o dia da prova e todas as ações que escola está desenvolvendo para a melhoria da qualidade de ensino de Alagoas. Para tanto, será instituído o dia do Alagoas Mobiliza na Escola – toda 2ª quinta-feira do mês a escola convida a comunidade escolar e debate as questões relacionadas a melhoria do ensino e da educação de Alagoas.
Folder Como será a campanha Alagoas Mobiliza?
Será veiculada em rádio, redes sociais, cartazes, e mídia espontânea com um grande chamamento da comunidade, para que participem da preparação dos estudantes na realização das avaliações externas da Prova Brasil / Saeb. A comunidade será sensibilizada no que importa as avaliações externas, qual a nota da escola, como podem contribuir com os estudantes e escola.
Ações do documento